Ricardo Gais
[email protected]
Mesmo após duas semanas de restrições para evitar a circulação de pessoas, com a bandeira preta no sistema de Distanciamento Controlado, os hospitais do Rio Grande do Sul, assim como em Santa Cruz do Sul seguem atuando com sua capacidade máxima de lotação.
A situação no Estado é preocupante. Até a tarde de ontem, 22, dos 3.261 leitos de UTI disponíveis, 3.493 estavam com pacientes com Covid, o que representa uma lotação de 107,1%. Já no Município, o Hospital Santa Cruz estava com quatro pacientes esperando por um leito de UTI. Dos 51 leitos disponíveis, 54 estavam ocupados, ou seja, uma ocupação de mais 100%. No Hospital Ana Nery, a situação se repete: até ontem, estavam internados 43 pacientes Covid em leitos clínicos, e 12 em leitos de UTI, além de três pacientes no ambulatório do hospital aguardando por leito de UTI Covid e leito clínico. No Hospitalzinho havia dois pacientes aguardando por um leito de UTI Covid.
O total de internados nos hospitais do Município é de 155 pacientes, e destes, 121 são moradores de Santa Cruz, e 34, moradores de outros municípios.
SUSPENSÃO DE ATENDIMENTOS
O Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz segue aberto apenas para casos de urgência e emergência. A medida foi tomada em razão da superlotação da casa de saúde.
A Secretaria de Saúde orienta para quem precisar de consulta médica sem gravidade, procurar o Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, das 7h às 19h. Nos fins de semana, nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, em diversos bairros e localidades do Município (menos as Unidades Sentinela), com atendimento de segunda a sexta, das 7h45 às 11h45, e das 13h às 17h. Já no interior, o horário dos postos é das 7h30 às 12h30, e das 13h30 às 16h30.
Quem precisar de atendimento de urgência e emergência deve ir ao Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, 24h, UPA do Bairro Esmeralda, 24h, e Hospitalzinho, 24h.
Quem estiver com sintomas leves de Covid-19 pode procurar por atendimento no Ambulatório de Campanha, no Parque da Oktoberfest, todos os dias da semana, das 7h até a meia-noite, e nas Unidades Sentinela (ESF Senai, ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia, ESF Cohab e ESF Belvedere), de segunda a sexta, das 7h45 às 11h45, e das 13h às 19h.