Início Sem categoria Hospitais de Santa Cruz seguem atuando com capacidade máxima

Hospitais de Santa Cruz seguem atuando com capacidade máxima

Situação também se repete em casas de saúde do Estado que estão com ocupação acima dos 107%

Ricardo Gais
[email protected]

Foto: Representação/Divulgação/Agência Brasil

Mesmo após duas semanas de restrições para evitar a circulação de pessoas, com a bandeira preta no sistema de Distanciamento Controlado, os hospitais do Rio Grande do Sul, assim como em Santa Cruz do Sul seguem atuando com sua capacidade máxima de lotação.

A situação no Estado é preocupante. Até a tarde de ontem, 22, dos 3.261 leitos de UTI disponíveis, 3.493 estavam com pacientes com Covid, o que representa uma lotação de 107,1%. Já no Município, o Hospital Santa Cruz estava com quatro pacientes esperando por um leito de UTI. Dos 51 leitos disponíveis, 54 estavam ocupados, ou seja, uma ocupação de mais 100%. No Hospital Ana Nery, a situação se repete: até ontem, estavam internados 43 pacientes Covid em leitos clínicos, e 12 em leitos de UTI, além de três pacientes no ambulatório do hospital aguardando por leito de UTI Covid e leito clínico. No Hospitalzinho havia dois pacientes aguardando por um leito de UTI Covid.

O total de internados nos hospitais do Município é de 155 pacientes, e destes, 121 são moradores de Santa Cruz, e 34, moradores de outros municípios.

SUSPENSÃO DE ATENDIMENTOS

O Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz segue aberto apenas para casos de urgência e emergência. A medida foi tomada em razão da superlotação da casa de saúde.

A Secretaria de Saúde orienta para quem precisar de consulta médica sem gravidade, procurar o Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, das 7h às 19h. Nos fins de semana, nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, em diversos bairros e localidades do Município (menos as Unidades Sentinela), com atendimento de segunda a sexta, das 7h45 às 11h45, e das 13h às 17h. Já no interior, o horário dos postos é das 7h30 às 12h30, e das 13h30 às 16h30.

Quem precisar de atendimento de urgência e emergência deve ir ao Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, 24h, UPA do Bairro Esmeralda, 24h, e Hospitalzinho, 24h.

Quem estiver com sintomas leves de Covid-19 pode procurar por atendimento no Ambulatório de Campanha, no Parque da Oktoberfest, todos os dias da semana, das 7h até a meia-noite, e nas Unidades Sentinela (ESF Senai, ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia, ESF Cohab e ESF Belvedere), de segunda a sexta, das 7h45 às 11h45, e das 13h às 19h.