Com o aumento no número de casos graves de Covid-19 e o alto fluxo de atendimentos na porta de entrada de pacientes com sintomas respiratórios, o Hospital Santa Cruz (HSC) atingiu a ocupação máxima da capacidade dos leitos destinados a internações clínicas e de UTI/UCI Covid. Por esta razão, os servidores que atuam no Pronto Atendimento (PA) estão sendo deslocados para atender os sintomáticos respiratórios, que neste momento são muitos.
Sendo assim, em comum acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a partir desta sexta-feira, 12, pacientes classificados como verde e azul serão encaminhados para a rede de atenção básica e o hospital manterá somente atendimentos considerados de urgência e emergência.
A medida, conforme a coordenadora da Atenção Básica da Sesa, enfermeira Fernanda Portugal Carlin, deverá durar cerca de duas semanas ou até que a situação dentro dos hospitais desafogue um pouco. “Essa providência deve valer por 15 dias e transcorrido esse tempo reavaliaremos a situação”, informou.
Durante a semana pacientes que não estejam em situação de urgência e emergência, ao chegar no PA e passar pela avaliação, serão encaminhados para os postos de saúde, com exceção das unidades sentinelas – ESF Senai, ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia, ESF Cohab e ESF Belvedere -, que estão abertas para receber exclusivamente pessoas com sintomas de Covid. “Se a pessoa procurar o PA e não for um caso de urgência e emergência, ela será encaminhada para o seu posto de referência. Caso essa unidade seja uma sentinela, ela então será direcionada para outra do entorno”, explicou.
Já neste final de semana e também no seguinte, o atendimento para estes usuários será prestado no Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, no horário das 7h às 19h. Nesses dias quem buscar o Pronto Atendimento no HSC passará por uma triagem e uma vez classificado dentro do protocolo Manchester como azul ou verde será reportado para a rede de atenção básica. “O ideal é que neste período de pandemia as pessoas busquem os serviços de saúde se realmente isso for necessário. Toda medida para evitar o contágio agora é fundamental”, ressaltou Fernanda.
Na cidade o horário de funcionamento das unidades básicas e estratégias de saúde da família é de segunda a sexta, das 7h45min às 11h45min e das 13h às 17h. Já no interior o horário é um pouco diverso, os postos atendem das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.