Mais dez secretários estaduais foram anunciados pelo governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) para compor as pastas no Executivo gaúcho: os parlamentares Ernani Polo (PP) para a Agricultura e Pecuária; Pedro Westphalen (PP) para Transportes e Mobilidade; Lucas Redecker (PSDB) para Minas e Energia; Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT) para Educação; Gérson Burmann (PDT) para a Obras, Saneamento e Habitação; Miki Breier (PSB) para o Trabalho e de Desenvolvimento Social; a secretária do Gabinete Especial de Planejamento e Licenciamento Urbano de Porto Alegre Ana Pellini para Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; o médico João Gabbardo (PMDB) para Saúde; o procurador de Justiça César Faccioli para Justiça e dos Direitos Humanos; e o secretário estadual de Segurança de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, para Segurança Pública, que também é gaúcho e delegado da Polícia Federal. Os nomes foram divulgados em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, 15, no Centro de Treinamento da Procergs, em Porto Alegre.
As seis restantes secretarias (Planejamento; Cultura; Desenvolvimento Econômico; Administração; Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Rural) do total de 21, ainda dependem de tratativas com os partidos coligados e poderão ser anunciados ao longo da próxima quinzena. Sartori justificou o anúncio de ontem, em razão da entrega do projeto das secretarias nesta semana, a ser aprovado dentro do prazo legislativo pelos parlamentares na Assembleia Legislativa. A divulgação dos nomes, como já tinha colocado no pós-eleição, obedeceu critérios técnicos e políticos, através dos partidos coligados. “Antecipamos os nomes porque os novos secretários precisam se inteirar das pastas que vão assumir a partir da síntese dos trabalhos dos 14 grupos temáticos concluídos em 10 de dezembro”, colocou.
Sartori, que se reuniu com lideranças no final de semana e durante todo o dia, descarta qualquer surpresa em relação à modificação na estrutura do Estado e enfatizou que as dificuldades financeiras analisadas até o momento, repassadas pelo Piratini, “são ainda maiores do que se imaginava”, comentou. O peemedebista destacou que o comprometimento dos novos integrantes segue a premissa de realizar um governo sério e eficiente. “Vamos ter uma equipe integrada, com competência técnica e operacional suficiente para conduzir os trabalhos em cada pasta”, adiantou.
Participaram do anúncio, o vice-governador eleito José Cairoli (PSD), o presidente do PMDB, Edson Brum, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), o presidente da PP, Celso Bernardi, o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella (PDT), o deputado estadual Alexandre Postal (PMDB); o deputado estadual eleito Gabriel Souza (PMDB), o deputado estadual eleito Elton Weber (PSB), Ibsen Pinheiro (PMDB), além dos secretários anunciados em 4 de dezembro: Márcio Biolchi (PMDB) na Chefia da Casa Civil, Giovani Feltes (PMDB) na Secretaria da Fazenda e Carlos Búrigo (PMDB) na Secretaria-Geral de Governo.