Início Política Supostas vítimas da fraude no Pronaf serão ouvidas em Santa Cruz do...

Supostas vítimas da fraude no Pronaf serão ouvidas em Santa Cruz do Sul

Everson Boeck
[email protected]

Promovida pelas comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, uma audiência pública ouvirá pequenos produtores rurais que podem ter sido vítimas do esquema de desvio de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em Santa Cruz do Sul. O encontro acontecerá no auditório da Faculdade Dom Alberto, com início previsto para as 14 horas, é o terceiro a tratar do tema. Os autores dos requerimentos, deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) e senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), reforçam que também querem ouvir os possíveis responsáveis pelo escândalo
que teria provocado, inclusive, suicídios de agricultores familiares.
Conforme assessoria de imprensa do deputado deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), para o encontro de Santa Cruz do Sul foram convidados, além dos produtores supostamente prejudicados pelo esquema, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; os vereadores de Santa Cruz do Sul, Wilson Rabuske – que também é coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e de Sinimbu, Maikel Ismael; o ex-presidente da Associação Santa-Cruzense dos Pequenos Agricultores Camponeses (Aspac), Perci Shuster; o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio dos Santos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul, Renato Goerck; o presidente da Associação dos
Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner; o presidente da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), José Gilberto de Oliveira Tuhtenhagem; e representantes da Polícia Federal e do Banco do Brasil.
Desde 2012, a Polícia Federal (PF) investiga denúncias levada à Delegacia da Polícia Federal de Santa Cruz do Sul que apontam suspeitas de desvio de recursos destinados ao Pronaf. Durante a investigação, a PF quebrou o sigilo de 107 contas bancárias e apontou que 26 mil depósitos foram responsáveis pelo repasse de R$ 104 milhões no período de 2006 a 2012. Pelo menos R$ 79 milhões teriam sido desviados do Pronaf.

As primeiras reuniões

No último dia 12 de novembro, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou audiência com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que reconheceu a fraude, mas garantiu que é localizada. Já o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), em sua fala, atribuiu os suicídios ao uso de agrotóxicos que causariam depressão. A segunda audiência, proposta pela senadora Ana Amélia, aconteceu no dia 13 de novembro. Na ocasião, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – Laudemir André Müller, admitiu a gravidade das denúncias e informou que o Pasta iniciou as investigações assim que a imprensa passou a noticiar os problemas.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado Luis Carlos Heinze, PP-RS)