Início Política Em Santa Cruz: Aécio e Sartori foram os mais votados

Em Santa Cruz: Aécio e Sartori foram os mais votados

Luana Ciecelski
[email protected]

No município, as eleições para presidente tiveram 76.765 votos válidos, 1.803 em branco, 3.066 nulos e o candidato Aécio Neves (PSDB) foi o que fez o maior número de votos. No total, foram 56.75% dos votos válidos, o que representa 44.319 votos. Desses, 27.882 votos foram na 40ª Zona Eleitoral e 16.437 na 162ª Zona Eleitoral.
Já a candidata Dilma Rousseff (PT), que não venceu no município, mas foi reeleita à presidência, fez 32.446 votos em Santa Cruz. O presidente municipal do PT, Renato Araújo, atribuiu ao histórico gaúcho de não reeleger governadores a derrota de Tarso, mas se disse feliz pelo resultado alcançado por Dilma. “Numa primeira avaliação, o que a gente pode dizer é que o mais importante a gente conseguiu. Nós estamos há doze anos governando esse país e hoje nós conquistamos o quarto mandato para a presidência da república. Conquistar o governo do Estado seria muito importante porque daria continuidade ao trabalho do Tarso, mas infelizmente o povo do Rio Grande do Sul aparentemente não consegue superar essa tradição e a cada eleição vota num outro representante. Mas felizmente em nível de Brasil, o projeto nacional poderá ser continuado. Projetos como Pronatec, Prouni, Minha Casa Minha Vida e tantos outros projetos que ajudam a classe mais desfavorecida continuarão”, falou emocionado Renato.
A comemoração do PT que iniciou com bandeiraço e terminou com carreata, aconteceu em frente à sede do Partido dos Trabalhadores, na rua Venâncio Aires.
Já nas eleições para governador foram 75.110 votos válidos, 4.028 nulos, 2.496 votos em branco, e José Ivo Sartori (PMDB), que venceu as eleições para governador, teve cerca de 65.17% dos votos válidos. O candidato alcançou 30.098 mil votos na 40ª Zona Eleitoral e 19.441 mil votos na 162ª Zona Eleitoral, totalizando 49.539 votos.
Para o presidente do PMDB de Santa Cruz do Sul, Roberto Moura, a eleição de Sartori e a porcentagem de votos para o candidato no município foi uma grande conquista. “As urnas confirmaram o que a gente vinha sentindo. Mas pra a gente que está na luta, está sendo incrível porque o Sartori saiu com 4% das intenções de voto e já no primeiro turno fez 45% em Santa Cruz. Agora nós que já estávamos no governo municipal, estaremos também no governo estadual”, pontuou Roberto.
A comemoração pela eleição de Sartori iniciou na frente do diretório municipal, na rua Galvão Costa e terminou com uma carreata pelas ruas centrais por volta das 20 horas quando 99,74% das urnas já haviam sido apuradas e Sartori considerado eleito.
O candidato a governador Tarso Genro (PT) fez 25.601 votos no município.

Fotos Luana Ciecelski

Simpatizantes de Sartori se reuniram em frente ao diretório do candidato para comemorar


Felizes com a reeleição de Dilma, petistas fizeram bandeiraço na rua Venâncio Aires

Sem incidentes

O processo de votação para presidente e governador no 2º turno transcorreu de forma tranquila em Santa Cruz e na região. De acordo com os cartórios eleitorais, apenas uma urna apresentou problemas.
O equipamento pertencia à 162ª Zona Eleitoral e estava em Vera Cruz. De acordo com o cartório responsável pela zona, o problema foi resolvido rapidamente com a troca da urna.