Início Política Sartori e Tarso no segundo turno

Sartori e Tarso no segundo turno

Fotos: Luiz Chaves e Caco Argemi
 
Os candidatos José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT) disputarão o segundo turno das eleições no Rio Grande do Sul no dia 26 de outubro. Sartori ficou em primeiro lugar e Tarso, em segundo. O candidato do PMDB surpreendeu ao garantir a vaga para disputar o segundo turno pelo governo do Rio Grande do Sul com o atual governador, Tarso Genro. As pesquisas de intenção de votos indicavam que a vaga seria da senadora Ana Amélia Lemos (PP). Sartori nasceu em Farroupilha e formou-se em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul. Foi também em Caxias que ele começou a carreira política, se elegendo vereador em 1976. Posteriormente, em 2004 elegeu-se prefeito da cidade, sendo reeleito em 2008.
Nas décadas de 1980 e 1990, Sartori ocupou o cargo de deputado estadual por cinco mandatos consecutivos. Agora, caso seja eleito governador, terá como vice José Paulo Cairoli (PSD). A coligação que apoia Sartori é formada pelos partidos PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PTdoB, PSL e PSDC.
O atual governador do estado, Tarso Genro, será o adversário de Sartori no segundo turno. Tarso nasceu em São Borja e é advogado e jornalista. Ele disputa a reeleição pela coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, formada pelo PT, PTC, PCdoB, PROS, PPL, PTB e PR, e tem como candidato a vice Abgail Pereira. Ele começou a trajetória política em 1968, pelo MDB, ao ser eleito vereador na cidade de Santa Maria. Atuou como advogado de sindicatos e associações profissionais e crítico de literatura no jornal Correio do Povo. Foi vice-prefeito de Porto Alegre em 1988 e deputado federal entre 1989 e 1990.
Antes de ser eleito governador, Tarso foi eleito prefeito de Porto Alegre em 1992 e reeleito em 2000. Nos dois mandatos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genro foi secretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça. Em 2010, Tarso Genro foi eleito, em primeiro turno, governador do Rio Grande do Sul, com mais de 3,4 milhões de votos válidos. (Agência Brasil)
 
O QUE DISSERAM SARTORI E TARSO
 
“A população quer mudança, e esse é o nosso caminho”, disse José Ivo Sartori, após a disputa do primeiro turno, neste domingo. A declaração faz referência às manifestações de junho de 2013. Sartori comemorou o primeiro lugar nesta etapa inicial das eleições. O resultado pode ser considerado uma surpresa, pois o candidato do PMDB sempre aparecia em terceiro lugar nas pesquisas. Mas ele desbancou Ana Amélia Lemos (PP) e ainda conquistou o primeiro lugar. “A pesquisa certa era a que estava no coração dos gaúchos, sem margem de erro”, completa o candidato.

Por sua vez, Tarso Genro, na coletiva de imprensa realizada depois do resultado do primeiro turno, criticou o adversário. “O candidato (Sartori) não participou do debate que se travou no primeiro turno. Ele correu pelas laterais”, alfinetou Tarso. “Vai ser uma batalha política de alto nível, muito profunda e demarcatória de posições. Não estamos abatidos nem entristecidos”, garantiu o atual governador, em busca da reeleição. O petista disse que que vai “imediatamente procurar prefeitos de todos os partidos” para buscar apoio na próxima etapa, inclusive o PDT do senador eleito Lasier Martins.