Tiago Mairo Garcia
[email protected]
A ideia de executar um rival na disputa do tráfico terminou de forma inusitada para um grupo de criminosos na tarde do último domingo, 31 de janeiro, em Cachoeira do Sul. A ação resultou na prisão de quatro suspeitos, sendo dois de Santa Cruz do Sul e na morte de um quinto indivíduo, natural de Porto Alegre, que morreu após troca de tiros com a Brigada Militar.
Os suspeitos estavam em uma GM Spin que teria se deslocado no início da tarde até o bairro Promorar com a intenção de matar uma pessoa, motivada pelo controle do tráfico de drogas. No entanto, a vítima do atentado acabou reagindo, vindo a trocar tiros com os suspeitos, que acabaram sendo obrigados a fugir do Promorar.
Na fuga, os criminosos teriam abandonado a Spin e teriam fugido a pé em direção a BR-153. Em seguida, os quatro teriam ingressado em um automóvel conduzido por um motorista de aplicativo. A Brigada Militar foi informada do fato e passou a monitorar os passos dos criminosos.
Ao se depararem com uma guarnição da BM, o grupo teria descido do veículo e ingressado em uma residência do bairro Noêmia. Os policiais militares realizaram o cerco, momento que um dos suspeitos entrou em confronto com os policiais. No tiroteio, o suspeito, identificado como Oswaldo Carmo de Oliveira, 26 anos, acabou sendo atingindo, vindo a óbito no local. Oliveira era natural de Porto Alegre e possuía um mandado de prisão preventiva expedido pela 16ª Vara Criminal do Fórum Central expedido em 20 de novembro de 2020.
Os outros quatro suspeitos acabaram sendo presos. Conforme o delegado Regional da 20ª Região, José Antonio Taschetto Motta, que estava de plantão e registrou o fato na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), dois suspeitos são naturais de Santa Cruz do Sul, um de Cachoeira do Sul e outro da região metropolitana, sem citar a cidade. Ele preferiu não divulgar os nomes. Após registro da prisão em flagrante, os quatro foram encaminhados para o Presídio Estadual de Cachoeira do Sul. O caso já está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeira do Sul.
Na ação, também foram apreendidos dois revólveres calibre 38 com 10 munições intactas e duas deflagradas, uma pistola 380 com dois carregadores e 46 munições intactas, uma pistola 9mm com dois carregadores e 26 munições intactas, 14 celulares, dois coletes balísticos, uma bala clava, dois veículos e a quantia de R$491,00.
Em razão de ter ocorrido um óbito em confronto com a guarnição da Brigada Militar, o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Valmir José dos Reis, informou que todas as medidas de polícia judiciária militar estão sendo adotadas para formalizar as circunstâncias, de acordo com os registros da ocorrência e apurar os fatos consoante a legislação vigente através de inquérito policial militar. (Com informações do Jornal do Povo de Cachoeira do Sul).