Início Economia Lojistas apostam em promoções para atrair consumidores

Lojistas apostam em promoções para atrair consumidores

Descontos que geralmente ocorriam em fevereiro já podem ser vistos nas vitrines como chamarisco

Luciana Mandler
[email protected]

Descontos podem chegar até 70% em alguns estabelecimentos. – Foto: Luciana Mandler

Normalmente, as liquidações de verão iniciam no mês de fevereiro. Porém, assim como 2020 foi atípico devido à pandemia de Covid-19, este ano começou ainda com reflexos ocasionados em virtude da chegada do vírus.

Segundo avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas) e empresário, Mauro Spode, não somente neste ano, mas nos últimos anos têm se percebido a antecipação das promoções. Neste ano, no entanto, a pandemia foi mais uma justificativa para adiantar. “As promoções se sucedem de maneira a atrair os clientes”, frisa.

Ainda, segundo Mauro Spode, usar anúncios nos veículos de comunicação auxiliam ao chamamento dos consumidores até a loja e que trazem algum retorno. Porém, as estratégias de vendas como inserir cartazes e avisos sobre as promoções nas vitrines têm ocasionado retorno instantâneo. “Promoções internas, em que na compra dos produtos ao final concorre a prêmios também fomentam o comércio. Qual o cliente que não gosta de receber um presente?”, reflete.

Na loja Casarão Verde, os descontos chegam até 50%, conforme o número de peças. A promoção iniciou nessa segunda-feira, 18, e segue pelo menos até o fim do mês, segundo a proprietária Janaína Mainardi Pires. Jana explica que na compra de uma peça, os clientes recebem 10% de desconto, na compra de duas são 20% e na compra de três ou quatro peças, são 30 e 40%, respectivamente. Já na compra de cinco peças ou mais o desconto é de 50%.

“A gente precisa dar uma animada”, diz a empresária. “É um atrativo para que as pessoas definam as compras. E os clientes esperam”, completa. Ainda, segundo Jana, a antecipação das promoções, que geralmente ocorrem em fevereiro, foram antecipadas para atrair e movimentar a loja. “Sabemos que atrai e é uma forma de tentar rever o que ficou para trás no ano passado”, comenta.

Para a professora Eva Leoni Lizzi, moradora de Barros Cassal, que esteve passeando pelo Centro de Santa Cruz na tarde dessa segunda-feira, as liquidações são boas para unir o útil ao agradável. “Se estou precisando de algo e tem desconto, é melhor ainda. Vale a pena”, acredita. Dependendo da necessidade, a professora prefere esperar pela redução nos preços e então comprar. “Gosto de dar uma olhada nas promoções”, salienta.