Everson Boeck
[email protected]
Criado ano passado por ex-filiados a partidos de oposição, o partido Solidariedade (SDD) e o prefeito Telmo Kirst (PP) anunciaram hoje à tarde, 23 de abril, o ingresso oficial da sigla na administração municipal. Em solenidade na sede do Executivo, no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira, com a presença de todo secretariado, membros da administração e vereadores, foi divulgado que o vereador André Scheibler assumirá a Secretaria de Obras, no lugar de Licério Agnes.
Além dele, que cumpre o terceiro mandato como vereador, outros dois integrantes da sigla – hoje a segunda maior bancada do Legislativo – terão cargos de confiança na Secretaria da Saúde. Os indicados são João Domingos Cassepp Filho (ex-PP), que atuou no Executivo durante o governo de José Alberto Wenzel (PSDB) e Rejane Wartchow (ex-PDT). Ele atuará como ele como coordenador do Departamento de Planejamento e Saúde e ela como coordenadora do Departamento de Gestão em Saúde.
Segundo o prefeito Telmo Kirst, Licério já havia manifestado desejo em afastar-se do governo para dar andamento a projetos pessoais, mas frisou que ele retornará à administração. “Licério desenvolveu um ótimo trabalho à frente da secretaria e voltaremos a contar com seu profissionalismo em março do ano que vem. Até lá vamos estudar em qual função se dará seu reingresso”, anunciou.
O prefeito também frisou que o ingresso do SDD no governo não está esgotado. “Há tratativas para que outras pessoas representem o partido em diferentes frentes da administração, no entanto, as mudanças acontecerão gradativamente”, resumiu. Kirst salientou sua proximidade pessoal com o novo titular da Secretaria de Obras e sua família.
“Tenho um vínculo de amizade forte com a família do André há muitos anos e sei que ele foi escolhido pelo partido para estar neste posto por um motivo muito forte. Seguramente ele fará um bom trabalho”, observou. Telmo sublinhou, também, que a aliança poderá fortalecer ainda mais o governo na Câmara de Vereadores.
Fotos: Everson Boeck
O partido Solidariedade (SDD) e o prefeito Telmo Kirst (PP) anunciaram ontem
à tarde o ingresso oficial da sigla na administração municipal
Alinhamento que resultou em aliança
O presidente do SDD, vereador Ilário Keller, explicou que a aliança entre o partido e a Administração Municipal aconteceu por um alinhamento de princípios e de ideias. “Chega um momento que se esgotam as possibilidades de conduzir um trabalho de acordo com a consciência de cada um. Por isso, quando resolvemos nos desfiliar dos nossos antigos partidos não quisemos nos filiar a outro, mas criar um de acordo com nosso perfil. Não estamos trocando força política por cargos. Estamos nos integrando à Administração para acrescentar e colocar em prática ações em prol da comunidade, projetos que contemplam a visão do partido e do Executivo”, esclarece.
Keller frisou que o partido têm quatro eixos principais de atuação no município. “Definimos as áreas da Saúde, Obras, Educação e Infraestrutura como prioritárias e serão estas as nossas primeiras metas”, ressalta.
Segunda mudança
Na manhã de 19 de março o prefeito Telmo Kirst anunciou a primeira mudança no secretariado. O vereador Nasário Bohnen (DEM) assumiu a Secretaria de Educação no lugar de João Miguel Wenzel (PSDB), o qual foi deslocado para a Secretaria de Meio Ambiente. Raul Fritsch (PP), que era o titular da pasta até então, assumiu a vaga de Bohnen no Legislativo.
Nesta segunda mudança, o vereador André Scheibler assume a Secretaria de Obras, o que deve ocorrer nos próximos dias. No lugar dele na Câmara, deve assumir Lenomar José de Mello (PTB). Segundo o novo titular da pasta, um dos principais desafios será equipar as subprefeituras e melhorar as condições das estradas do interior.
Licério Agnes ficará afastado do Executivo até março
do ano que vem
Vereador Chiquinho assumirá o posto de Scheibler
na Câmara