Início Política Paulo Butzge é o novo presidente da Amvarp

Paulo Butzge é o novo presidente da Amvarp

Everson Boeck
[email protected]

Durante assembleia realizada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Pardo, na manhã da última quinta-feira, 30, a então presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Rosane Petry (PP), prefeita de Vera Cruz, entregou o cargo ao colega prefeito de Candelária, Paulo Butzge (PMDB). A decisão da bancada peemedebista teve o aval dos demais membros da entidade e o novo titular terá o mandato para o exercício de um ano.
Butzge é o segundo prefeito candelariense que assume tal cargo, que foi ocupado anteriormente pelo então prefeito Elcy Oliveira, em 1979. Há 35 anos um candelariense não ocupava a presidência da entidade. “É um reconhecimento pelo trabalho realizado a frente do meu município. Tenho certeza que, com a colaboração dos demais prefeitos, conseguirei desempenhar um trabalho à altura da responsabilidade que depositaram em mim”, afirmou o recém-empossado em entrevista ao Riovale Jornal. O próximo prefeito a assumir o cargo será do PDT, que é o terceiro partido com maior número de prefeitos na região. O prefeito Airton Artus, de Venâncio Aires, se dispôs a assumir o cargo em 2015.

Divulgação/Amvarp

Rosane Petry, prefeita de Vera Cruz, entregou o cargo ao colega na
manhã desta quinta-feira, em Rio Pardo

PAUTA

A assembleia contou com a presença do Diretor de Projetos Estratégicos e Relações com Municípios, da Secretaria do Gabinete dos Prefeitos do Estado, João Davi Goergen. Ele comentou a importância da aproximação do órgão com a entidade. “Temos muitos desafios pela frente, mas temos avançado bastante. Estaremos ao lado das Prefeituras nos principais desafios”, destacou.
Os prefeitos, por sua vez, pediram mais rapidez nas fiscalizações da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e solicitaram mais compromisso do governo quanto à manutenção das novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também foi tratado sobre o repasse do transporte escolar e da urgência das 400 horas de serviços em máquinas com o objetivo de recuperar as estradas após as cheias.
A prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry, reforçou falando o quanto os municípios têm necessitado deste tipo de auxílio para deixar em condições das vias do interior que possuem grande tráfego. Ela afirmou que os parques de máquinas das prefeituras são limitados e não dão conta da demanda. Ao transferir o cargo para Butzge, Rosane agradeceu ao apoio de todos na materialização de feitos importantes para o desenvolvimento regional.
Durante a audiência do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) os prefeitos debateram a respeito da destinação dos resíduos sólidos, o pouco retorno financeiro e o alto valor depositado no serviço. Portanto, receberam equipe técnica a fim de viabilizar a construção de um Plano de Resíduos Sólidos que abarque as demandas das 15 cidades envolvidas para os próximos 20 anos. Será definida comissão específica para tratar do assunto tendo em vista que oito municípios da região já dispõem do Plano formatado. A proposta leva em consideração o fato doa União considerar o projeto um pré-requisito para captação de verbas.

NOVO PRESIDENTE

O prefeito Paulo Butzge, que estará no cargo até 2015, disse se sentir muito honrado em presidir uma entidade com destacado histórico de atuação não só na região como no Estado, considerando ter sido a primeira associação de municípios do Rio Grande do Sul. Conforme o prefeito, a indicação é importante para valorizar e destacar o município de Candelária. “A presidência da Amvarp traz uma nova e importante responsabilidade, já que se trata de uma entidade representativa dos interesses de toda a região, isto é, uma oportunidade de contribuir de forma mais efetiva para questões estratégicas para o desenvolvimento”, frisou.
Butzge, garantiu que seguem na pauta de reivindicações dos prefeitos da região a duplicação da RSC 287, a construção de um Pronto Socorro Regional e a ampliação de serviços em saúde. “Reitero a valorização de melhorias nesta área como um todo. Temos, ainda, muitos avanços para serem alcançados. Estamos buscando, em Candelária, reconhecimento do Estado para nos tornarmos referência em urologia. Também estamos com um projeto de R$ 7 milhões para abrir 10 leitos de UTI, que a região ainda não possui”, apontou entre outras demandas. Ele também citou a ampliação dos recursos repassados pelo Estado para o custeio do transporte escolar.
O novo presidente também frisou o quanto a região prospera através do trabalho atuante e engajado da Amvarp, seja na implantação de políticas públicas ou em projetos de característica inovadora. “Eu agradeço ao partido pela indicação, aos prefeitos pelo apoio e seguiremos avançando através do diálogo, da construção de saberes e de muito trabalho”, sublinhou.

DIRETORIA 2014/2015

Presidente: Paulo Butzge (PMDB), prefeito de Candelária
1º Vice-presidente: Airton Artus (PDT), prefeito de Venâncio Aires
2º Vice-presidente: Cássio Soares (PP), prefeito de Pantano Grande
1º Secretário: Ricardo André Azeredo (PSB), prefeito de Vale Verde
2º Secretário: Clairton Wegmann (PMDB), prefeito de Sinimbu
Tesoureiro: Carlos Baierle (PT), prefeito de Passo do Sobrado

Divulgação/Amvarp

Paulo Butzge recebeu indicação da bancada do PMDB e teve o aval dos
prefeitos da região. O período de mandato é de um ano