Início Política Ilário Keller estará à frente do Legislativo municipal em 2014

Ilário Keller estará à frente do Legislativo municipal em 2014

Júlio Mello
[email protected]

Jacson Stulp – Câmara de Vereadores

Ilário Keller

O novo presidente da Câmara de Santa Cruz do Sul é Ilário Keller, do Solidariedade. Ele foi eleito na noite desta segunda, em votação polêmica na casa do povo. O vereador Alceu Crestani, PSDB é o vice, Solange Finger, PTB é a primeira secretária com Nasário Bohnen, DEM, como segundo secretário. Certamente uma eleição que terá muitos desdobramentos num futuro bem próximo. Principalmente para quem perdeu a eleição. Rejane Henn, PT, que foi dada como certa para assumir a mesa diretora, teve que ficar de fora.
Uma manobra política do PTB ocasionou a mudança. No último momento, a direção do partido resolveu mudar para forçar o voto da vereadora Solange Finger, PTB. O voto da vereadora Solange era duvidoso, mas daí a votar contra o próprio partido foi uma surpresa. As conversas nos bastidores foram fortes nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Horas antes da eleição se suspeitava do voto contrário de Solange Finger. Em dado momento, todos imaginaram uma mudança, o que não ocorreu mesmo com vários telefonemas de líderes partidários. Inclusive a ex-prefeita Kelly Moraes teria ligado e tentado mudar o voto da vereadora. O presidente do partido, Marco Borba, também teria feito contato com a vereadora.

Jacson Stulp – Câmara de Vereadores

Além de Ilário (3º à direita), chapa é composta por
Nasário Bohnen (DEM), segundo secretário,
Alceu Crestani (PSDB), vice-presidente e Solange Finger (PTB), primeira secretária

O nome dela chegou a constar nas duas chapas. Uma encabeçada por Elstor Desbessel, seu colega de partido, com Rejane Henn, PT, de vice e Alberto Heck, PT. Na outra estava Ilário Keller, do Solidariedade, Alceu Crestani, PSDB e Nasário Bohnen, DEM. Na hora da votação, Solange Finger, PTB, pediu a retirada de seu nome da chapa um, de Elstor Desbessel. Na eleição, deu 9 votos para a chapa dois de Ilário Keller e 8 votos para a chapa um de Elstor Desbessel. Solange Finger, PTB, foi a mais cumprimentada, inclusive teria recebido uma ligação do prefeito Telmo Kirst, que certamente a cumprimentou pela decisão de trocar o seu voto em cima da hora.
“O Solidariedade não foi procurado pela oposição, fomos deixados de lado na verdade. Vamos trabalhar por todos os vereadores da casa”, disse Ilário Keller. Do outro lado, muita frustração pelo não cumprimento do acordo feito na eleição passada. Teve vereador que falou em possível expulsão da vereadora por traição ao partido.