Everson Boeck
[email protected]
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Santa Cruz do Sul elegeu,com 100% de aceitação,Gilberto Freitas como seu novo presidente. A convenção aconteceu na manhã de 19 de outubro, sábado, na sede do partido, localizada na Avenida Euclides Kliemann, e contou com a participação de 120 filiados que aprovaram a chapa única.
Para a votação do diretório municipal foram 77 votos unânimes aprovando a composição. A eleição da nova executiva do PMDB se deu com 36 votos a favor e nenhum contra. O mandato dos eleitos é para o biênio 2014/2015. Em entrevista ao Riovale Jornal, o presidente eleito do PMDB, que hoje possui cerca de 700 filiados em Santa Cruz, acredita que o fato de sua chapa ter sido eleita por unanimidade representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado. Diante disso, ele destaca a representatividade do partido junto ao governo municipal em diversas secretarias.
Freitas, que é professor aposentado, afirma que o principal objetivo do PMDB é buscar nomes para conquistar maior representação no Legislativo. “Precisamos criar novas relações para obtermos maior representatividade também na Câmara de Vereadores”, analisa. Outra meta, segundo ele, é reestruturar o partido no município. “Entre outros projetos, queremos ter possibilidade de manter uma pessoa no diretório, por exemplo, com infraestrutura adequada para melhor atender nossos filiados e a comunidade”, comenta.
Gilberto reconhece a necessidade de renovação do PMDB no município, mas garante que a aliança com o Partido Progressista (PP) será mantida. “Tenho respeito e admiração pelo prefeito Telmo Kirst. Nossa parceria continuará. Já os filiados que não concordaram com alguns nomes para composição da chapa, sabemos que discordâncias fazem parte do processo democrático, no entanto, tentaremos aparar as arestas e trabalhar em conjunto para o crescimento do PMDB. Queremos entregar o partido fortalecido para o próximo presidente daqui a dois anos”, assegura.
IMPUGNAÇÃO
Tanto o atual presidente do PMDB, Antoninho da Rocha, quanto o presidente eleito, Gilberto Freitas, ambos ressaltam que a convenção foi realizada dentro dos prazos legais e seguindo as orientações do regimento eleitoral do partido. No dia 11 de outubro foi apresentada à Executiva Estadual a documentação da composição da chapa.Conforme Rocha, qualquer alteração dos nomes integrantes da chapa deveria ser feita até o dia 16, o que não ocorreu. Porém, no dia 18, um grupo apresentou ao atual presidente um abaixo-assinado solicitando a retirada de seus nomes da chapa. “Eu não aceitei o documento porque o prazo para as alterações já havia se esgotado e faltavam apenas 12h30min para a convenção. Nada mais poderia ser feito”, explica Antoninho.
Este grupo, composto por 22 pessoas, conforme Rocha e Freitas, não concordou com a composição de alguns nomes na chapa e por isso pediram sua exclusão da mesma. “Também por esta razão eles não compareceram no dia da convenção”, informa Antoninho Rocha. “Respeitamos a posição destes filiados não desejarem ser considerados na chapa, mas ocorre que os prazos já haviam passado”, considera Freitas. Mesmo assim, outros filiados participaram do pleito e a chapa obteve vitória com 77 votos (o mínimo era 71 votos) para o diretório municipal e 36 para a executiva municipal (o mínimo era 23). “Felizmente todos foram unânimes e todos os procedimentos e documentos estão de acordo com a lei”, garante o atual presidente.
Conforme o delegado do partido junto à Justiça Eleitoral, Milton Cava,o Diretório Estadual já está analisando a documentação entregue pelos municípios a respeito das convenções e, na próxima semana, será publicado o edital referente aos pedidos de registro. “A partir desta publicação os pedidos de impugnação, caso existam, terão o prazo de até 72 horas para serem interpostos”, esclarece.
Divulgação/RJ
Romeu Schmitz (1° vice-presidente), Adriane Gass (2° vice-presidente) e o
presidente eleito, Gilberto Freitas, com o atual presidente do PMDB, Antoninho da Rocha
EXECUTIVA
Presidente: Gilberto Freitas
1° vice-presidente: Romeu Schmitz
2° vice-presidente: Adriane Gass
1° tesoureiro: Roberto Moura
2° tesoureiro: Raul Henn
1° secretário: Vera Regina Lima
2° secretário: EnioKessler
Vogais: Aloísio Gass e Jéferson Peterson