Início Política Executivo sinaliza espaço para ações sobre diversidade

Executivo sinaliza espaço para ações sobre diversidade

Everson Boeck
[email protected]

Na manhã da última quinta-feira, 17 de outubro, o chefe de gabinete da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Edson Azeredo, recebeu, na sede da Administração, a ONG Desafios a qual protocolou um pedido de audiência com o prefeito Telmo Kirst (PP) para apresentar as principais demandas do município para o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT).
Durante o encontro, Azeredo garantiu que o governo está aberto a construir algo concreto para o movimento LGBT e pediu que a ONG Desafios encaminhasse ao Prefeito um protocolo de intenções com asdemandas e de que forma a organização pretende vê-las consolidadas. “O prefeito Telmo Kirst já assegurou que este assunto é pautável no governo. Aguardaremos agenda para o encontro”, sublinha o chefe de gabinete.
O presidente da ONG Desafios, Ruben Quintana, diz estar otimista com a posição do governo municipal sobre o assunto. “Estamos satisfeitos com a forma como o Executivo está conduzindo a questão e estamos com boas expectativas de que agora teremos algo de concreto”, comenta. Quintana lembra que a proposta da ONG, no entanto, não é promover ações voltadas somente o público LGBT. “A ONG surgiu da necessidadede combater qualquer forma de preconceito em Santa Cruz do Sul e região através do diálogo e esclarecimento, seja para negros, mulheres, obesos,enfim, para qualquer público”, destaca.

Entenda

O debate sobre o tema ganhou força nas últimas semanas quando a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o projeto de lei que criaria o Conselho Municipal de Diversidade Sexual. A proposta de autoria da vereadora Rejane Henn (PT), porém, foi vetada pelo Executivo, que justifica “vício de iniciativa”, isto é, a Câmara não pode legislar sobre o tema. Enquanto isso, até a próxima segunda-feira, os vereadores de Santa Cruz do Sul se preparam para definir o futuro da proposta, ou seja, se o veto será derrubado ou não.

Everson Boeck

No gabinete do Executivo, a ONG Desafios protocolou um pedido de audiência
com o prefeito Telmo Kirst (PP) para apresentar as principais demandas
do município para o movimento LGBT