Everson Boeck
[email protected]
A partir dos próximos meses 2.748 funcionários municipais começarão a receber seus vencimentos através da Caixa Econômica Federa (CEF). O anúncio foi feito na manhã de ontem, 9 de setembro, no gabinete do prefeito Telmo Kirst, no Palacinho, localizado na Praça da Bandeira, durante a assinatura do convênio para cessão onerosa da folha de servidores entre a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e a CEF.
Em razão dos termos ajustados no contrato, a CEF repassará ao Executivo, pelo direito de exploração dos serviços, o valor de R$ 2 milhões. O prefeito Telmo Kirst ressaltou que com a venda da folha, em uma ação inédita, juntamente com o secretário municipal de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, propôs contemplar de forma igualitária todos os servidores ativos do quadro de carreira, o que foi acolhido pelos sindicatos.
“Por ocasião das negociações realizadas no dissídio todos efetivos receberão um percentual de 20% sobre o valor repassado à Prefeitura. É um compromisso assumido em abril deste ano e que, neste ato, está sendo resgatado”, destacou. Ele também reforçou que as negociações firmadas com o Sindicato dos Professores do Município de Santa Cruz do Sul (Sinprom) e Sindicato dos Funcionários Municipais (Sinfum) são efetivamente cumpridas pela Administração.
Para o secretário Edemilson Severo, a assinatura do convênio significa a valorização coletiva dos funcionários. “Ao mesmo tempo, isto representa um agradecimento pelos serviços prestados a todos os que acreditaram neste projeto”, sublinha. “Este momento é um marco na história da Prefeitura Municipal, no que se refere às relações entre Poder Executivo e seus 2.581 servidores ativos”, considerou.
Conforme o superintendente regional da CEF, Renato Favretto, a negociação com a Prefeitura vinha acontecendo há alguns meses. Segundo ele, as aberturas das novas contas serão feitas através de ações estabelecidas com a secretaria municipal de Administração. “Faremos as aberturas das contas de maneira que os servidores e o serviço disponibilizado não sejam prejudicados”, frisou.
De acordo com Favretto, a novidade trará inúmeros benefícios aos servidores. “No primeiro ano como cliente, por exemplo, não será cobrado nenhum tipo de tarifa do servidor pela existência da conta justamente para que ele tenha a oportunidade de conhecer nossos serviços e produtos”, adiantou.
Everson Boeck
Prefeito Telmo Kirst (D) e o superintendente regional da CEF, Renato Favretto,
realizando assinatura do convênio