Entre os projetos que se destacaram durante dois mandatos de Telmo Kirst está a idealização da construção do Reservatório Lago Dourado, considerado sua menina dos olhos. Para o local, está previsto um complexo de lazer e turismo, o maior do Rio Grande do Sul, que infelizmente não pôde ver 100% idealizado.
Ainda em suas expressivas realizações está a revitalização do Acesso Grasel, com construção de passeio público, acostamento, nova iluminação e paisagismo. Implantou também o Hospital Veterinário, revitalizou o Novo Cemai, os mais de 90 quilômetros de redes hídricas implantadas para levar água potável a mais de 800 famílias do interior, a abertura da UPA do Esmeralda, a conclusão do trevo Fritz e Frida, a pavimentação da sanga São João no Arroio Grande, dando surgimento a uma Nova Imigrante.
Homem obstinado, Telmo Kirst teve a coragem de fazer os grandes enfrentamentos, trazendo solução para problemas históricos de Santa Cruz do Sul. A licitação do transporte público, o pagamento da dívida com a AES Sul e a assinatura de um contrato de R$ 395,5 milhões para acabar com a falta de água na cidade são o resultado de sua determinação.
Em seus oito anos de governo, saúde e educação foram áreas prioritárias para as quais Telmo destinou um olhar todo especial. Na educação infantil reduziu em mais de 80% o déficit de vagas nas creches, um problema que atravessou vários governos. Inúmeras escolas de educação infantil e de ensino fundamental foram revitalizadas e novas creches estão prontas para serem inauguradas. Entre as mais relevantes iniciativas de sua gestão está o pagamento do piso nacional dos professores.
Na área da saúde, Telmo dobrou o número de postos, promoveu ampliações e reformas, implantou farmácias distritais, abriu a UPA e instituiu o Plano de Carreira dos Médicos. O antigo Centro Materno Infantil recebeu fortes investimentos e ganhou um ambiente mais humanizado, tornando-se um verdadeiro hospital infantil com aparelhos como monitor multiparamétrico, ultrassom móvel, raio x móvel, eletrocardiograma móvel e desfibrilador. Em breve Santa Cruz terá seis novos postos – Pedreira, Viver Bem, Aliança, Glória e Figueira/Ana Nery – e um posto central, todos construídos dentro de parâmetros de sustentabilidade. E foi pensando na qualidade de vida das pessoas que Telmo promoveu inúmeras melhorias em espaços públicos, praças e parques.
Totalmente relegado ao esquecimento e abandonado pelo Poder Público, foi de Telmo Kirst a iniciativa de revitalizar e devolver à comunidade um dos espaços mais belos de Santa Cruz do Sul, o Parque da Cruz, um verdadeiro santuário nos altos do Monte Verde. Além de um conjunto de melhorias na infraestrutura do parque, Telmo concretizou o projeto de construir no local um restaurante panorâmico, que será mais um importante atrativo turístico para o Município e região.
Nos últimos anos, Santa Cruz do Sul avançou muito nas questões de mobilidade urbana e sustentabilidade. A gestão de Telmo deu exemplo para outras cidades do Brasil com a implantação de mais de 18 quilômetros de ciclovias. Inovou ao implantar as Superparadas, estruturas que se tornaram-se modelo para outros municípios do País, com ar-condicionado e internet.
Com a pavimentação de ruas centrais, Santa Cruz passou a contar com rotas preferenciais alternadas entre a zona central e outras regiões da cidade, dando muito mais fluidez ao trânsito. E são de Telmo obras fundamentais em infraestrutura de tráfego, como os trevos do Bom Jesus, Philip Morris e Souza Cruz, a ampliação da terceira pista da Avenida Orlando Oscar Baumhardt e as melhorias na BR-471, após seu empenho pela municipalização do trecho urbano da rodovia.
Obra de grande impacto, em andamento, a pavimentação da Estrada Dona Leopoldina é uma escolha estratégica, já que a via é um dos acessos do Município. O asfalto fará a ligação da RSC-287 com os bairros Country e Linha João Alves, região de grande expansão urbana.
No rol de suas incontáveis realizações estão obras como a implantação de novas feiras rurais, entreposto de ovos, abatedouro de peixes, a criação do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania da Zona Sul, a construção das piscinas comunitárias do Bairro Bom Jesus, a pavimentação de quilômetros de estradas do interior com a utilização de uma tecnologia inovadora em estabilização de solos, a nova ponte de Linha Júlio de Castilhos, primeira com iluminação noturna, e o complexo de Linha Santa Cruz.
No Centro, Telmo deu vida a uma das mais belas construções, o antigo presídio, transformando a edificação, patrimônio cultural e arquitetônico do Município, em um verdadeiro templo do saber, com a inauguração da Biblioteca Pública Elisa Gil Borowsky. Nas imediações, Telmo revitalizou o Monumento ao Imigrante, em mais uma grande obra de mobilidade urbana. E na Praça da Bandeira, coração da cidade, promoveu a revitalização externa do Palacinho, um dos mais significativos prédios históricos de Santa Cruz.
Em prol do meio ambiente Telmo implementou medidas concretas para proteção de um patrimônio de valor inestimável para os santa-cruzenses, o Corredor Verde. A contratação de uma empresa para monitoramento permanente das condições fitossanitárias das tipuanas da Marechal Floriano garante hoje a sua preservação.
Na defesa da causa animal, nenhum governo promoveu tantas realizações. Depois da implantação do primeiro Hospital Veterinário, em parceria com a Unisc, Telmo deu aval para a licitação da empresa que vai construir o Centro de Bem-Estar Animal, espaço para albergar animais em situação de vulnerabilidade, vítimas de maus-tratos e abandono.
Na área de segurança pública, o prefeito fez grandes investimentos para equipar e qualificar o trabalho da Guarda Municipal.
Com o espírito do visionário que sempre foi, Telmo Kirst imaginou uma Santa Cruz grande e assim idealizou grandes obras, vislumbrando muito à frente de seu tempo e preparando a cidade para as próximas gerações. Em sua gestão foram aprovados o novo Plano Diretor e o novo Plano de Mobilidade Urbana, instrumentos que nortearão grandes avanços nos próximos anos.
A principal rua da cidade, a Marechal Floriano, verdadeiro cartão-postal de Santa Cruz do Sul, está em transformação e logo será uma via moderna, com calçadas largas e prioridade para o pedestre, portanto mais humanizada, em um movimento contínuo para fazer coexistir em harmonia, desenvolvimento e qualidade de vida. Em breve, Santa Cruz do Sul terá o seu tão sonhado Centro Administrativo, estrutura que vai centralizar os serviços públicos, facilitando a vida dos cidadãos.
Atendendo ao firme propósito de melhorar a vida das pessoas, ao término de seu segundo mandato, e como resultado de toda sua trajetória pública, Telmo deixa inúmeras obras que terão continuidade e pelas quais será eternamente lembrado por seus conterrâneos.