O governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas), lança, na segunda-feira, 21, às 14h30, o PopRua RS, para atender a população em situação de rua ao longo de três meses em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande. A ideia é estender o projeto ao longo de 2021.
A iniciativa é resultado de parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social), que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais a empresas por meio da renúncia de ICMS, autorizado pelo Executivo estadual. No valor de R$ 1,7 milhão, o recurso é proveniente do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (Feaip).
A cerimônia será transmitida pelas redes sociais devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus. O evento contará com a presença do governador Eduardo Leite; da secretária Regina Becker (Stas); do diretor-geral do Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Centro de Educação Profissionais São João Calábria (Porto Alegre), Gustavo Bonassi; da representante da Associação Mão Amiga (Caxias do Sul), Reni Gentilia Lagni Portolan; do representante da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, Dienefer Berté Schwendler; e do coordenador do Grupo Pela Educação Saúde e Cidadania (Rio Grande e Pelotas), Maiquel da Fonseca Fouchy.