Ricardo Gais
[email protected]
Após um ano de surpresas para o comércio devido às restrições da pandemia de Covid-19, a chegada das festas de fim de ano são um alento para comerciantes que desejam recuperar a economia que foi perdida com o abre e fecha das lojas. Para fomentar as vendas, os consumidores ganharam opções de horário estendido e podem realizar suas compras com mais tranquilidade.
A expectativa do movimento é muito boa, conforme o presidente da CDL Santa Cruz, Márcio Farias Martins. “Realizamos uma pesquisa em novembro e os números mostraram que em determinados setores se espera vender até 10% a mais – em torno de 30% dos associados que ouvimos – em relação ao ano passado”, disse.
Márcio explica que outra medida importante para o setor foi a flexibilização do horário por parte do Governo do Estado, que diante das dificuldades dos consumidores com a questão do desemprego e a crise, a compra no comércio local faz o dinheiro girar no Município e oferta novos empregos.
A tradicional promoção CDL Presente Com Você, realizada ao longo de todo o ano e com a contemplação de um carro zero quilometro no último sorteio, também é outro incentivo para as compras locais. Márcio Farias salienta que foi um grande desafio manter a campanha ao longo do ano, pois a pandemia inicialmente afetou em cheio o comércio no período da Páscoa, quando os lojistas tiveram que manter suas portas fechadas ou vendendo com restrições. “Tivemos o apoio dos parceiros e associados em manter a promoção e acredito que os prêmios são mais um atrativo para que o consumidor adquira produtos nas lojas associadas à CDL Santa Cruz”, enfatiza.
Sindilojas
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas), Mauro Spode, o ano havia começado bem para o comércio, mas devido à pandemia do novo coronavírus, o reflexo da queda nas vendas pôde ser sentido com o passar dos meses. “Se alcançarmos o mesmo patamar de vendas registrado no ano passado será algo positivo, no entanto, fica difícil esse retorno acontecer imediatamente”, destaca.
Spode frisa que mesmo diante das dificuldades, a chegada do Natal faz com que as pessoas vão às compras, mesmo aquelas que iriam viajar, mas mudaram seus planos, assim esse dinheiro deve ser injetado na economia local. “O comércio de Santa Cruz está preparado para atender os clientes. Não há necessidade de sair da cidade se pode comprar aqui”, pontua.
As flexibilizações do governo também foram boas para o comércio. O presidente do Sindilojas frisa para que as pessoas continuem fazendo o uso de máscara, álcool gel e demais medias de etiqueta respiratória. “As lojas estão cumprindo com todas as medidas de prevenção para receber os clientes”, disse Spode. “Com a opção do horário estendido, é bom que as pessoas não deixem para fazer suas compras em cima da hora”, finaliza lembrando que a semana pós-Natal também pode ser boa para as vendas.
Trânsito
O Gabinete de Emergência de Santa Cruz do Sul, tendo em vista o horário ampliado para compras de fim de ano, recomendou medidas para o trânsito da Rua Marechal Floriano – ponto com maior circulação de pessoas.
Entre as quadras da Rua Ramiro Barcelos e 28 de setembro, nos dias 18, 21, 22 e 23, a Marechal Floriano será bloqueada para evitar aglomerações nas calçadas. A medida também vale para o próximo domingo, 20, das 16h às 22h. Fica permito o estacionamento na Avenida do Imigrante nestes respectivos dias, até as 22h.