Luciana Mandler
[email protected]
Apesar da previsão de período de estiagem para os próximos meses, para os grãos de soja o clima tem se mantido favorável, conforme o produtor Arcênio Dupont, de 56 anos, morador da localidade de Linha João Alves, interior de Santa Cruz do Sul. Há sete anos, o agricultor cultiva o grão em cerca de 30 hectares.
O plantio realizado em duas etapas na propriedade de Arcênio ocorreu no início de novembro e fim do mesmo mês. Em safras em que as condições climáticas são favoráveis, Dupont revela que a média é de 50 a 60 sacas por hectare. No entanto, se as chuvas se intercalarem com dias secos a aposta para esta safra é de cerca de 70 sacas. Diferente do ano passado, que devido à seca a produção foi de entorno de 25 sacas por hectare, causando prejuízos e perda na produção.
“Até o momento está tudo dentro da normalidade. Em setembro a previsão era de seca. Mas o clima seco com chuvas intercaladas vem auxiliando no desenvolvimento da planta. “Agora a planta está em fase vegetativa, está desenvolvendo bem. A expectativa é boa”, salienta Dupont.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater local, Marcelo Cassol, a expectativa é que será uma safra normal, “pois o clima que não estava favorável no início do cultivo devido às secas voltou a favorecer em virtude das chuvas das últimas semanas, o que acabou contribuindo com a boa germinação das lavouras implantadas na segunda quinzena de novembro”, avalia.
Além de soja, o produtor Arcênio Dupont cultiva cerca de 30 hectares de milho, uma pequena área de trigo, além de verduras. “A propriedade é bem diversificada. Não dependemos só da soja, pois se acontece algo com o grão, a perda não é tão grande e há de onde tirar a renda”, explica.
PRODUÇÃO DE SOJA
Em Santa Cruz do Sul, a área cultivada de soja é de cerca de 2 mil hectares. Conforme o engenheiro agrônomo Marcelo Cassol, o plantio teve início nos primeiros dias de novembro e se concentrou basicamente neste mês. O cultivo no Município já se encerrou, visto que a janela de plantio se encerra no final de dezembro.
A previsão é que o período de colheita desta safra ocorra nos primeiros dias de março e vá até final de abril, dependendo do ciclo das variedades cultivadas. “Em Santa Cruz, a expectativa de colheita ficará na faixa de 3.600 quilos por hectare.