O concurso público para provimento de cargos efetivos na Prefeitura de Santa Cruz do Sul terá sequência no mês de janeiro de 2021, com a realização das provas práticas para os 24 cargos previstos nos editais 001 e 002. Os editais, com as datas e locais de realização, foram publicados no site da Consulpam, pelos links (https://consulpam.selecao.net.br/informacoes /11/ e https://consulpam.selecao.net.br/informacoes /10/). O acesso também pode ser feito pelo portal do Município (https://www.santacruz.rs.gov.br/concursos/concurso-publico-2019).
Em junho deste ano saiu a homologação para os cargos regidos pelos editais 003 e 004, que não tinham a exigência de provas práticas. O concurso público realizado em fevereiro deste ano– o maior já feito pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul – ofereceu 284 vagas e teve 24 mil inscritos.
Devido à pandemia do coronavírus, os demais cargos, regidos pelos editais 001 e 002, que teriam sequência com a etapa de realização de provas práticas, teste físico e psicológico, ficaram pendentes. Agora, com o seguimento do processo, serão realizadas provas e avaliações para 24 cargos previstos nos editais. Disputam essa etapa 1.583 candidatos.
A próxima etapa do concurso terá sequência entre os dias 9 e 21 de janeiro, em quatro diferentes locais. Os testes físicos e práticos serão realizados no Autódromo Internacional; provas práticas também serão realizadas no Parque da Oktoberfest e na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; e as avaliações psicológica e psicossocial ocorrerão no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
De acordo com a presidente da comissão organizadora do concurso, Juliana Machado de Souza Panke, a empresa Consulpam, em conjunto com a comissão organizadora, estabeleceram protocolos para aplicação de provas, em decorrência da pandemia. “Tais protocolos serão constantemente atualizados em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias e, para aplicar as provas serão observadas todas as recomendações, entre elas, o uso de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre os candidatos”, explicou. Ela enfatizou ainda que os candidatos que vierem de outros estados e municípios procurem não vir acompanhados de outras pessoas para que se evite ao máximo as aglomerações.
Pré-requisitos – Os testes de aptidão física serão aplicados para os cargos de guarda municipal, fiscal de trânsito, operário e servente. Estão concorrendo para guarda municipal 217 candidatos, sendo 170 homens e 47 mulheres. Para fiscal de trânsito disputam 54 candidatos, sendo 51 homens e 3 mulheres. Para operário são 96 candidatos, 87 homens e 9 mulheres. Já para o cargo de servente concorrem 85 candidatos, sendo 18 homens e 67 mulheres.
Importante atentar para o fato de que para determinados cargos, os candidatos terão que passar por mais de um tipo de avaliação, o que ocorrerá em diferentes datas, portanto é necessário ler com atenção o edital. É o caso dos candidatos que disputam vagas de fiscal de trânsito e guarda municipal e para se submeterem à avaliação psicológica precisam estar aptos na prova física.
Já os candidatos a eletricista, instalador hidráulico, motorista categoria D, operador de máquinas, operário, pedreiro, pintor, pintor/operador e soldador, precisam antes ser aprovados na prova prática para então passar pela avaliação psicossocial. Também antes de se submeterem à avaliação psicológica, candidatos à guarda municipal e fiscal de trânsito terão que primeiro fazer a prova física.