Durante a audiência pública sobre a construção da Ferrovia Norte Sul, realizada nesta segunda-feira, 22, na Assembleia Legislativa, o deputado Heitor Schuch (PSB) defendeu que o traçado contemple a área central do Estado, abrangendo, assim, o Vale do Rio Pardo. O parlamentar destacou que a estrada de ferro precisa privilegiar as regiões com forte produção agrícola, para desafogar as rodovias gaúchas. “Precisamos nos mobilizar, é uma questão estratégica e muito importante, já que, hoje, cerca de 80% das cargas no Rio Grande do Sul são transportadas por meio de rodovias, o que gera alto custo logístico e perda na competitividade com os demais Estados.”
Contratada pela Valec, estatal responsável pelas ferrovias, vinculada ao Ministério dos Transportes, a STE Engenharia trabalha no estudo de viabilidade técnica e econômica da linha que definirá a construção da ferrovia. Um esboço preliminar aponta que a estrada poderia ingressar no território gaúcho por Erechim e seguir para Passo Fundo e depois pelo Centro até o Porto de Rio Grande.
Promovido pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável e a Frente Parlamentar de Apoio à Ferrovia Norte–Sul, o evento reuniu reuniu autoridades, deputados, prefeitos e entidades.