Na sessão dessa segunda-feira, 7, da Câmara de Vereadores, Alberto João Heck (PT) propôs uma Reunião Especial, a realizar-se o mais breve possível, para que sejam discutidas questões relativas ao retorno às aulas com segurança, em função da pandemia do novo coronavírus, nas escolas públicas da rede municipal de ensino.
O requerimento, aprovado por unanimidade pelos vereadores, solicita que sejam convidados para reunião os representantes das seguintes entidades: Gabinete de Emergência; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Educação; Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (Sinfum); Sindicato dos Professores Municipais (Sinprom); Vigilância Sanitária do Município.
O vereador petista justificou a proposta salientando que em Santa Cruz se trabalha, desde sempre, com a subnotificação dos casos de covid-19, pois não são realizadas testagem na maioria da população. “Já tivemos surtos de casos na Secretaria de Obras, na Secretaria de Políticas Públicas e agora na Secretaria de Educação através do contato de alunos com professores e funcionários dentro das EMEIs e EMEFs”, alertou Heck.
Conforme as informações dos meios de comunicação, 86% dos leitos de UTI do Vale do Rio Pardo estão ocupados, chamou a atenção Alberto Heck. “Estamos muito próximos da bandeira preta, este é o maior índice de ocupação de leitos de UTI da região desde o início da pandemia”, ressaltou. O Sinfum e o Sinprom, também, protocolaram pedido, ao presidente Elstor Desbessell, para realizar a Reunião Especial na Câmara.