O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), realiza nos dias 8 e 9 de dezembro a eleição da nova diretoria, para a gestão 2021 a 2026. A eleição conta com chapa única, na qual os trabalhadores votam “sim” ou “não” nas cédulas de eleição.
Cumprido o que determina o estatuto do Stifa, o atual presidente do Sindicato, Sérgio Luiz Pacheco, convocou as eleições gerais para a nova diretoria. O pleito que ocorre no início do mês de dezembro precisa contar com pelo menos 50% dos votos dos associados, também chamada de maioria simples dos votos válidos.
Representando os trabalhadores das indústrias do tabaco, que entre sazonais e efetivos conta com aproximadamente 9.000 empregados entre os segmentos da alimentação e tabaco, o Stifa torna-se o maior sindicato de Santa Cruz do Sul. A chapa única é liderada pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), que também é colaborador licenciado da BAT Brasil (ex- Souza Cruz), Gualter Baptista Júnior, que se eleito comandará a entidade a partir de maio de 2021 até 2026.
A votação será conduzida pela Comissão de Eleições que estará com três urnas para coleta dos votos. Nos dias 8 e 9, duas urnas serão itinerantes e irão percorrer as indústrias. Já o terceiro ponto de coleta de votos será fixado junto ao sindicato, na Rua Fernando Abott, 1.212, no Bairro Senai, de Santa Cruz do Sul. Como a escolha é por chapa única, os associados votam sim ou não à nominata, que é eleita com a maioria simples dos votos. Assim que apurados os votos, a intenção do Stifa é anunciar o resultado em coletiva de imprensa.
Pacheco está há 30 anos na entidade
Eleito como tesoureiro em 1990, Sérgio Luiz Pacheco também foi vice-presidente entre os anos de 1993 a 1996, quando elegeu-se presidente pela primeira vez, mantendo-se no cargo por mais 24 anos. “Eu gostaria de agradecer a todos, pedir desculpas, caso não conseguimos agradar todo mundo. Chegou a hora de passar o bastão para renovar a diretoria do Sindicato”, destaca Pacheco.
Aos 71 anos, o líder confirma aos colegas trabalhadores que irá continuar como membro da diretoria, na função de secretário-geral. “Quero dizer para os associados que seguirei atendendo as demandas, talvez até com mais tempo disponível a partir de agora”, diz Pacheco.
Pacheco destaca que além do sindicato, que atua na defesa dos direitos dos trabalhadores, a entidade mantém serviços médicos e odontológicos – muitas vezes a única opção dos associados – no caso das empresas que não têm plano de saúde coletivo. “Em todo este tempo nunca deixamos ninguém sem atendimento, por isso sempre trabalhamos em prol da nossa categoria, mantendo estes serviços também para os trabalhadores aposentados”, complementa.
Baptista dirige a Fentifumo e é professor universitário
Nascido no Bairro Campo Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, Gualter Baptista Júnior trabalha há 42 anos na BAT Brasil (ex-Souza Cruz), nos setores de controle de custos, logística de produtos agrícolas e na atenção aos produtores integrados nos três estados do Sul do Brasil.
É bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, com MBA Administração e Gerência Empresarial. É professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nos campi de Montenegro e Sobradinho. Desde julho de 2019, preside a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo). Teve diversas atuações relevantes na defesa do setor de tabaco, com participações em diversas reuniões em Brasília junto à Casa Civil, bem como em audiências públicas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de ter assento na Câmara Setorial do Tabaco – órgão vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Em 2018, esteve na COP-8, em Genebra, na Suíça, onde teve a oportunidade de se manifestar junto à Embaixadora Brasileira que recepcionou a Comitiva Brasileira do Setor se Tabaco que participava da conferência internacional. “Com a missão de dar sequência ao trabalho feito e ampliar a atuação do sindicato que nos colocamos à disposição para conduzir a entidade pelos próximos cinco anos”, diz Baptista.
Cargos que serão eleitos
A diretoria executiva é formada por 14 diretores, sete executivos e sete suplentes. Na votação, também serão eleitos os conselheiros fiscais e seus suplentes.
- Presidente: Gualter Baptista Junior
- Secretário Geral e de Organização: Sérgio Luiz Pacheco
- Secretário de Finanças: René da Rosa
- Secretário de Política e Formação Sindical: Glênio José Goebel
- Secretário de Políticas Públicas e Sociais: Rangel Marcon
- Secretário de Assuntos Jurídicos: Carlos Alberto Grade
- Secretário de Imprensa e Divulgação: Leonel Goulart Almeida
Suplentes
Adilson Antônio Weiss, Eder Roberto Figueira Rodrigues, Alessandre Pontel Alves, Urban Mário Klein, Pedro Jercei Marques Correa, Jorge Alberto Silva da Silveira e Fernanda Regina Wagner
Conselho Fiscal
Efetivos: Jorge Solis Ferreira, Telmo Waldy Zanette e Ênio Frozza
Suplentes: Devanier Hildor Baierle, Irineu de Mello e Nestor Lenz
Conselho de Representantes
Efetivos: Gualter Baptista Junior e Sérgio Luiz Pacheco
Suplentes: Dorly João dos Santos e João José Costa