EVERSON BOECK
[email protected]
Logo no início de governo, a Administração Municipal já articula grandes mudanças para um dos pontos turísticos mais importantes de Santa Cruz do Sul. Trata-se do projeto de revitalização do Parque da Cruz que envolverá o trabalho conjunto de diversas áreas como Turismo, Segurança, Obras, Meio Ambiente, Transportes e Planejamento.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Jeferson Luís Gerhardt, algumas ações já começaram a dar cara nova ao local. “O que pode ser feito em curto prazo já começou, como a limpeza do lugar, por exemplo. Estamos fazendo corte de grama, poda de árvores”, adianta.
Além disso, a questão da segurança está no foco da pasta. “Atualmente temos uma câmera de segurança 24 horas que só registra uma parte do Parque. Está sendo instalada outra que ficará vinculada à Guarda Municipal e esta com visão noturna. Há policiamento presencial por meio de segurança privada e guarda municipal”, explica. A secretaria pretende colocar uma cerca de concreto no Parque para evitar que vândalos possam danificar a estrutura ou ingressar no local em horários não permitidos.
Segundo Jéferson, o investimento vai beneficiar todo o bairro. “Este projeto vai mexer na estrutura do Monte Verde. As ruas serão mais bem calçadas e sinalizadas, a iluminação será melhorada, deverão ser instaladas academias ao ar livre a exemplo de muitas outras praças, playground. A ideia é deixar o lugar agradável e aconchegante para receber turistas e a comunidade”, informa.
Em relação à construção do restaurante, a Secretaria do Planejamento está fazendo um orçamento. Conforme Jéferson, o modelo a ser adotado no projeto poderá ser o de concessão pública, onde o investidor privado constrói o restaurante e garante a utilização do espaço por um tempo determinado. “Tudo está sendo pensado ainda. Estamos buscando parceiros para que o dinheiro não saia todo dos cofres da Prefeitura e o projeto possa sair do papel mais rápido”, comenta. O valor do investimento ainda não foi divulgado porque o projeto não está concluído.
FOTOS:
A ideia é deixar o lugar agradável e aconchegante para receber
turistas e a comunidade
Parque receberá muitos investimentos e poderá ter restaurante panorâmico
Secretário municipal de Planejamento, Jeferson Luís Gerhardt