Uma reunião especial foi realizada na segunda-feira, dia 30, para debater as alterações realizadas no serviço de coleta de lixo em Santa Cruz do Sul. O encontro foi requerido pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB).
Carlão explicou que a reunião foi chamada depois de ouvir muitas reclamações da comunidade depois que foram implantadas as mudanças pela Conesul, em especial nos horários, a colocação dos contêineres. Schmidt sugeriu a elaboração de um panfleto e uma divulgação maior das mudanças para auxiliar na conscientização da comunidade a respeito das mudanças.
O diretor Operacional da empresa Conesul, Ricardo Muradás, salientou que a empresa participou em 2019 de um novo processo licitatório e o município adotou um novo sistema, a partir de uma indicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Processos antigos eram todos aglutinados para as coletas de lixo no interior, centro, convencional, automatizada. “Hoje é tudo separado. E o início da pandemia alterou alguns cronogramas na adoção de mudanças na coleta na zona urbana. Houve mudanças de horários nos bairros e as pessoas não estavam acostumadas a isso”, citou. A empresa pretende proporcionar – em comum acordo com a administração municipal – que a comunidade possa acompanhar, via celular – no site da prefeitura – o monitoramento se o caminhão do lixo passou ou não em seu bairro, além de poder ter o controle dos contêineres já coletados ao longo do trajeto.
Já a secretária Municipal de Meio Ambiente, Juliana Pornn, destacou que no início das alterações do recolhimento de lixo, houve reclamações da comunidade. “Hoje a população está mais acostumada com a alteração dos horários e a implantação dos contêineres nos bairros. Muitas pessoas não querem os contêners próximos às suas casas porque acha um incômodo”, salienta.
Entre os vereadores, Alberto João Heck (PT) ressaltou que seria importante a presença da cooperativa dos catadores deveria acontecer para participar do debate. “Seria importante conhecer qual o índice de reciclagem, debatermos a localização dos contêineres, empresas que se atravessam na coleta de material reciclado”, citou.
Gerson Trevisan (PSDB) disse que já houve uma grande evolução quanto à coleta de lixo em Santa Cruz. “Sempre existe um atendimento aos anseios de melhoria quando é feito pelos vereadores”, observou. João Cassepp (PSDB) sugeriu que a empresa deveria melhorar a divulgação para o correto descarte do lixo. “A mudança de horário de coleta de lixo deveria ser mais divulgada”.