Início Política Eleições 2020: candidatos à vice debatem propostas

Eleições 2020: candidatos à vice debatem propostas

Encontro contou com seis dos sete candidatos na Câmara de Vereadores

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Debate dos vice-prefeitos foi realizado na tarde de ontem, 5, na Câmara de Vereadores. Foto: Tiago Mairo Garcia

Restando menos de duas semanas para a disputa do pleito municipal, as candidaturas a prefeitura de Santa Cruz do Sul seguem apresentando as suas ideias e propostas em busca do voto do eleitor, que é que vai decidir quem comandará Santa Cruz do Sul pelos próximos quatro anos. Uma das oportunidades de apresentação de ideias e propostas foi realizada na tarde de ontem, 5, com a realização dos debate dos candidatos a vice-prefeito promovido pela Rádio Santa Cruz e Riovale Jornal no plenário da Câmara de Vereadores. O encontro político contou com a participação de Cesar Cechinato (PSDB), Elstor Desbessell (PL), Fabiano Dupont (PSB), Ido Dupont (PSD), Manu Mantovani (PC do B) e Paulo Bigolin (Novo). Por questões particulares justificadas antes do debate, o candidato Walter Couto (Solidariedade) foi o único ausente do debate.

Os seis concorrentes iniciaram o confronto respondendo duas perguntas elaboradas por Rádio Santa Cruz e Riovale Jornal. Na primeira questão, relacionada ao turismo, Manu Mantovani frisou que irá potencializar a área com recursos, criar lei municipal para fomentar o turismo e defende a criação de rota turística. Ido Dupont frisou que o Município tem potencial para desenvolver o turismo e apoia políticas para a demanda. Elstor Desbessel defende a criação de projetos para a área, investir em rotas turísticas e fomentar os eventos do município. Fabiano Dupont citou que pretende criar um mercado público, incentivar entidades carnavalescas, fomentar turismo no interior, fomentar  eventos e atrair novos investimentos. Cesar Cechinato frisou que ideia é colocar Santa Cruz no mais alto patamar do turismo nacional e que sabe como fazer e Paulo Bigolin frisa que pretende incentivar o turismo em parceria público privada com desburocratização e defende a criação do centro de eventos e lei de incentivo a cultura.

Sobre economia, quais as medidas para recuperar perdas e gerar empregos na pandemia. Paulo Bigolin frisou que é preciso desburocratizar com reforma do sistema tributário e resolver problemas básicos em várias áreas com redução da máquina pública e de impostos. Cesar Cechinato frisou que defende a atração de novas empresas e apoio aos pequenos empreendedores, reduzir o custo da máquina administrativa e trazer recursos federais para a área. Fabiano Dupont frisou que é preciso dialogar com todos para solucionar os problemas, fazer reajuste da máquina pública, ampliar o distrito industrial, implantar o porto seco, construção de um novo berçário industrial e criar escola do empreendedor com incentivo. Elstor Desbessel salientou a importância do dialogo, fortalecer o banco do povo com juros acessíveis para o empresário, apoiar o empreendorismo individual, mudar a lei de incentivos e realizar convênios para cursos profissionalizantes para o cidadão. Ido Dupont frisou que precisa haver incentivo aos pequenos empresários e que será o porta-voz dos empresários, a atração de novas empresas, a construção do porto seco e do centro de eventos e Manu Mantovani frisou que irá auxiliar os setores mais atingidos com linhas de créditos para as empresas com uso do banco do povo, conceder benefícios para empresas, privilegiar micro, pequenos e produtores rurais e realizar obras públicas e a criação de uma incubadora social e berçário industrial para a produção de alimentos.

Após teve início os embates entre os candidatos. Em tom propositivo, os candidatos falaram sobre vários assuntos com destaque para educação, desenvolvimento econômico, saúde, reajuste do IPTU, políticas públicas para as mulheres, segurança pública, entre outros assuntos. Ao final, os candidatos realizaram as suas considerações finais.  O último debate a ser promovido pela Rádio Santa Cruz com apoio do Riovale Jornal será realizado na próxima quarta, 11, novamente com os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Sul, a partir das 15h, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.