Início Sem categoria Pandemia desacelera em Santa Cruz do Sul

Pandemia desacelera em Santa Cruz do Sul

Secretário de Saúde diz que população ainda deve manter os cuidados

Ricardo Gais
[email protected]

População não pode descuidar das medidas de prevenção. Foto: Ricardo Gais

Completados sete meses de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Santa Cruz do Sul, o total de pessoas que testaram positivo para a doença já somam 1.639. O primeiro caso confirmado foi em 5 de abril. O acompanhamento realizado pelo Riovale Jornal mês a mês, através de gráficos, mostrou que o mês/pico da pandemia no Município foi registrado em setembro, quando 458 pessoas tiveram a doença confirmada. Ainda em setembro, o número de recuperados também ficou em alta, chegando a 545.

No gráfico, são utilizados números oficiais divulgados pela Prefeitura Municipal até o último boletim do mês de outubro, dia 30. Gráfico: Ricardo Gais

Nos dados de outubro, foram registrados menos casos positivos (374) em relação a agosto (401). Já o número de recuperados no último mês foi de 247, o menor número desde julho, quando foram 147 pacientes recuperados. Analisando o gráfico, a tendência é de que estes dados tendem a continuar em queda, apesar de os boletins epidemiológicos da Prefeitura confirmarem ainda, em alguns dias da semana, uma alta incidência da doença. De acordo com o secretário de Saúde, Giovani Alles, a vigilância epidemiológica envia diariamente as amostras para os laboratórios efetuarem as análises, no entanto, os resultados costumam ser liberados em grandes lotes, juntos no mesmo dia, o que ocasiona em muitos casos positivos na mesma data. “Importante colocar que a população está se expondo mais ao vírus, o que faz com que as coletas aumentem”, apontou.

A quantidade de óbitos em relação ao novo coronavírus em Santa Cruz também é baixa. De acordo a secretaria Estadual de Saúde, o Município está entre os com a menor taxa de óbito por Covid-19, com a incidência de 7.7 a cada 100 mil habitantes. Os óbitos mais recentes foram confirmados no dia 28 de outubro, de um homem de 72 anos, e ontem, 3, de um homem de 67 anos.

Com as flexibilizações, Giovani Alles salienta que a população não pode descuidar das medidas de prevenção e deve continuar fazendo o uso de máscaras, álcool gel e evitar aglomerações, medidas importantes para que os casos não aumentem mais. Questionado sobre a possibilidade de o Município vir a sofrer com uma segunda onda da pandemia, Alles disse que irá depender da coerência e consciência de cada um de nós. “Até agora nós conseguimos, com todas as medidas implementadas, frear a disseminação do vírus e cada pessoa deve continuar utilizando medidas de prevenção, que por enquanto são a nossa única arma contra o vírus”, pontua.