Início Geral Abrigo São Francisco de Assis vai fechar em três anos

Abrigo São Francisco de Assis vai fechar em três anos

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Somente após todos serem adotados, que a entidade irá fechar as portas. Foto: Divulgação

Uma bonita história de amor e dedicação ao cuidado com os animais que está próxima do fim. Criado no ano 2000 com a denominação de Clube Quatro Patas e que em 2009 passou a se chamar Abrigo de Animais São Francisco de Assis (ASFA), a entidade confirmou que em três anos encerrará as atividades e já trabalha para que os 256 animais, que permanecem no local, sejam adotados.

Conforme Fátima Garcia, responsável pela entidade, a decisão pelo fechamento foi tomada pela diretoria. Ela explica que o principal motivo é o fato de a entidade não reunir condições de seguir regras estipuladas em lei pelo Município, que estão sendo solicitadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) para seguir realizando o trabalho. “Estamos fechando as portas porque não temos condições de seguir as regras estipuladas. Acaba sendo um custo muito caro, pois temos outras despesas para cumprir”, disse Fátima.

A responsável explica que ficou definido pela diretoria que a entidade terá um prazo de três anos para conseguir um lar para os animais residentes do abrigo. Somente após todos serem adotados, que a entidade irá fechar as portas. Com a decisão, a entidade suspendeu o recolhimento de novos animais abandonados nas ruas. “As pessoas deverão ligar para o Canil Municipal fazer o recolhimento destes animais”, frisou. A entidade também não fará mais o serviço de castração gratuita dos animais.

FEIRA DE ADOÇÃO

Com o objetivo de encontrar um lar para os animais, o abrigo realizará uma feira de adoção no dia 8 de novembro, das 14h às 17h30, na sede da entidade, em Cerro Alegre. A entidade pede aos adotantes que deixem os animais livres de correntes, dentro de pátio fechado, com direito a atendimento veterinário (se preciso for), além de vacinação e vermífugo de acordo com o calendário veterinário.

Fátima Garcia pede que a comunidade auxilie e adote os animais. “Um animal que for adotado já nos ajuda. Queremos que eles tenham um lar e possam viver de forma digna com seus novos tutores”, frisou. Quem tiver interesse em conhecer os animais para adoção, agendamento de visitas, podem entrar em contato pelo telefone (51) 9 9958-6465, preferencialmente após às 20 horas devido à demanda de trabalho no abrigo e disponibilidade do voluntariado.