Ricardo Gais
[email protected]
Que o Município de Santa Cruz do Sul está em constante crescimento, todos nós já sabemos, mas voltando os olhares para a área imobiliária, é visível os novos empreendimentos que começam a mudar a paisagem urbana da cidade. São prédios de diversas formas e tamanhos, que vão transformado as ruas e bairros que conhecemos, com projetos sofisticados, inovadores e surpreendentes, como é o caso da construção do prédio mais alto de Santa Cruz, entre a parceria da Vêneto Empreendimentos Imobiliários, Miller Supermercados e AJH Empreendimentos e Locações Ltda.
A estrutura, que será construída na região da Avenida do Imigrante, reunirá o conceito Mixed Use, o qual englobará unidades residenciais com um centro de compras, serviços e convivência, tudo num só lugar para facilitar a vida do morador.
Conforme Astor José Grüner, proprietário da Vêneto, o empreendimento já era pensando há um bom tempo e o terreno pertence a um investidor da área imobiliária, que ofereceu a oportunidade para que o prédio fosse pensado, devido ao espaço ser grande. “Nesse tipo de terreno, para o projeto ser rentável e viável financeiramente, tu tens que fazer uma construção grande em cima. Assim, surgiu a oportunidade para fazer um mix com uma área comercial e uma residencial”, disse. Na área comercial, o Miller Supermercados terá uma unidade com mais de 1,5 mil metros quadrados. “O Celso, que já vinha pensando em ter um supermercado nessa região, abraçou a ideia e dentro disso começamos a trabalhar como se faria o projeto”, complementa Astor.
O mega prédio, que será construído no terreno com formato de (L), terá a entrada residencial pela Rua Galvão Costa, já a entrada comercial será pela Avenida do Imigrante. Serão duas torres residenciais interligadas e cada uma terá 19 andares. Se somados os demais pavimentos, como de estacionamentos e do supermercado, a construção terá uma altura de 25 andares, sendo considerado o prédio mais alto de Santa Cruz do Sul. Na área comercial, serão quatro lojas na parte frontal da entrada do empreendimento, com o Miller Supermercados ao fundo com as demais 11 lojas.
Cada pavimento do prédio residencial contará com quatro apartamentos, totalizando 156 unidades de dois e três dormitórios com suíte. O apartamento de dois quartos terá o tamanho de 90 metros quadrados e o de três quartos terá 110 metros quadrados. Para o residencial serão 300 vagas de estacionamento e mais 135 vagas para uso comercial e do supermercado. “O total de área construída será de 37 mil metros quadrados”, disse Astor.
De acordo com Celso Müller, proprietário dos Supermercados Miller, este é um dos investimentos mais esperados, pois será uma construção diferenciada em um dos pontos principais da cidade. “É um ponto estratégico com muitos moradores. Ali vai ser o “point” de Santa Cruz em prédios e moradias”, comenta.
Celso pontua que a ideia foi construída aos poucos. “Com a pandemia não adianta desanimar e pensar que não vai dar certo, pois no fim não dá mesmo. Temos que pensar positivo e sempre com projetos para o futuro. Não podemos parar no tempo, principalmente no nosso ramo, e é muitas vezes nesses momentos difíceis que conseguimos fazer alguma coisa que vai crescer”.
Astor explica que até o final deste ano os projetos serão finalizados e no começo de 2021 serão apresentados a investidores e a comunidade em geral. “Já há pessoas interessadas no negócio”, disse. A construção terá um custo de R$ 70 milhões e precisa ser muito bem definida para dar certo e ser viável, disse Astor. “Algumas etapas são demoradas, mas precisamos manter os pés no chão. Não podemos colocar um empreendimento a andar sem ter a certeza de como vai se finalizar”. A ideia para a construção de um prédio desse porte, partiu da questão de viabilizar o empreendimento no terreno, devido ao alto valor do local. Para finalização da mega construção, o prazo da obra será de 42 meses e após finalizado, o empreendimento deve gerar cerca de 100 empregos diretos.
A Vêneto terá mais um mega projeto. Um prédio com 18 andares com um apartamento por andar, na Rua Rio Branco, que terá seu lançamento de vendas em novembro, com início da obra para fevereiro do próximo ano. O empreendimento deve ficar pronto em um prazo de 36 meses. Também ficarão prontos em fevereiro, três prédios no Parque Europa.
Miller terá mais quatro supermercados
Celso Müller comenta que outros três novos supermercados serão erguidos em Santa Cruz do Sul e um em Vera Cruz. Será um em Linha Santa Cruz, que segue em fase de acabamento do projeto; um em Linha João Alves e outro no Bairro Arroio Grande. O quarto supermercado será instalado em Vera Cruz, em ponto estratégico e de grande circulação de pessoas. Esta será a primeira unidade dos Supermercados Miller fora de Santa Cruz e contará com oito lojas de apoio.
Atualmente, Celso tem quatro supermercados e uma padaria em funcionamento no Município. Com os próximos cinco empreendimentos, totalizará nove supermercados.