A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc) estará em festa nesta semana. Na quinta-feira, 1º de outubro, a entidade completa 38 anos dedicados na assistência das classes, lutando pelos direitos, prestando um serviço de qualidade e de extrema importância para a vida e a saúde dos aposentados e pensionistas.
A história iniciou em julho de 1982, data marcada pelo encontro de um grupo de santa-cruzenses, sob coordenação do fundador Dorval Knak, que decidiu criar uma entidade que defendesse os direitos e propósitos de seus associados. Em outubro do mesmo ano, foi oficialmente fundada a Apopesc, quando ocorreu a primeira assembleia juntamente da elaboração do projeto estatutário. Logo, dois anos depois, a entidade filiou-se à Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul (Fetapergs) e à Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap).
Atualmente a associação é presidida por Guenter Reitzer (presidente) e Joyce Martini (vice-presidente), além dos tesoureiros, secretários, conselho fiscal, suplentes e delegados. Uma diretoria que segue diariamente em busca de oferecer para a classe o suporte necessário para melhor qualidade de vida. Segundo Guenter Reitzer, comemorar mais de três décadas de serviços prestados para melhor atender os aposentados e pensionistas representa uma evolução nos atendimentos e preocupações de os associados. “Quando fui convidado para ingressar, em 2007, eu realmente não imaginava o quanto eu ia gostar de estar aqui. Eu faço questão de vir aqui todos os dias para a Apopesc”, ressaltou o presidente.
A entidade segue apostando na melhoria contínua de seus serviços para os mais de 1.520 associados, que somando mais os dependentes, passam de 2 mil pessoas integrantes da associação. Eles podem usufruir de diversos benefícios como assessoria jurídica, auxílio na declaração do imposto de renda, encaminhamento de pensão, aposentadoria, benefícios, realização de carteira de ônibus para quem tem mais de 65 anos, além do atendimento na saúde que conta com clínico geral, atendimento odontológico, pilates e fisioterapia, acupuntura, auriculoterapia, stiperterapia entre outros diversos serviços. A entidade ainda disponibiliza uma sala de conferência e reunião, local onde ocorrem os festejos da Apopesc.
Este ano, devido à pandemia, o
aniversário da entidade será celebrado pelos associados em casa. Em virtude de
não poder haver aglomeração, os 38 anos serão comemorados com o aniversário do
ano que vem, que segundo Guenter, contará com uma festa duplamente maior. “Todos
os anos fazíamos uma festa, uma janta ou almoço. Este ano, infelizmente foi
transferido para o ano que vem. Então espero que estes 38 anos sejam
comemorados de uma forma bem calorosa, pois temos expectativas para que
possamos festejar os 39, os 40, e ai com certeza vamos reunir o grupo com um
grande números de pessoas, pois esperamos que até lá tudo isso possa acontecer da
melhor forma possível”, disse.
Com a pandemia, os serviços foram paralisados em março, mas em maio já foi
voltando gradativamente as atividades. Algumas mudanças tiveram que ser
realizadas para diminuir despensas e aumentar algumas receitas, com isso, a
parte onde era a recepção foi alugada para uma agência de viagens. Conforme
Guenter, é importante lembrar os associados que para entrar na Apopesc é
necessário ir pelo portão ao lado, que a secretaria agora é junto às salas de agendamento
e atendimento. O presidente ainda destaca que todas as medidas de higiene estão
sendo respeitadas, tanto que os alongamentos das senhoras, por medidas de
segurança, ainda não estão acontecendo.
Guenter finaliza destacando para quem não conhece a entidade, que faça uma visita sem compromisso. “Se você ainda não conhece a Apopesc, telefone para o (51) 3717-2736, ou Whats 9 9990-6044 e 9 9990-6073, e agende uma visita. Aguardamos você que ainda não é sócio ou que não conheça a Apopesc para que faça um tour e veja todas as vantagens disponíveis”.
Para se tornar sócio basta apresentar a carteira de identidade, CPF, o extrato do benefício que deve ser solicitado no INSS ou no banco. O valor cobrado para aposentados e pensionistas é de 1% do benefício descontado em folha. Já os simpatizantes pagam uma taxa por mês. Dúvidas e informações
sobre os serviços oferecidos e sobre a Apopesc, podem ser conferidos na sede da associação localizada na rua Sete de Setembro, 503, centro.