Depois de figurar no topo do ranking entre os Estados com o maior índice de isolamento social do país, o Rio Grande do Sul fechou a última semana numa posição preocupante, justamente no momento de maior avanço dos casos de Covid-19. Mesmo ainda acima da média nacional, o índice de gaúchos que buscaram evitar as aglomerações ficou em 41,4% no período entre os dias 19 e 25 deste mês, mais de três pontos percentuais abaixo do monitoramento anterior (44,5%).
O clima mais ameno na semana passada é um dos fatores que pode explicar o relaxamento em termos de isolamento. Em alguns dias, inclusive, o índice ficou aquém da média do país, medida para o período como um todo em 40,3%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.
Os resultados do estudo desenvolvido pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 foi apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise na manhã dessa segunda-feira, 27, A partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, o trabalho apontou que na última semana a melhor média ficou nos municípios que integram a região de Pelotas (44,1%).
As demais áreas com melhor desempenho estão em municípios que estão sob bandeira vermelha (risco alto) pelo modelo de Distanciamento Controlado. É o caso de Porto Alegre (42,8%) e Capão da Canoa (41,8%). Na média da semana, as principais regiões com baixo nível de isolamento são Lajeado (36,9%), Santa Rosa (37,4%), Ijuí (37,6%) e Caxias do Sul (37,8%).
O estudou apurou, também, queda no nível de isolamento tanto nos dias úteis como no fim de semana. Considerando o último sábado, dia 25, e o domingo anterior, 19, o isolamento ficou 48,1%, quando no monitoramento anterior havia alcançado 51,4%. Entre segunda e sexta-feira, o percentual agora ficou em 38,7%, quando antes estava em 41,4%.
A Região de Santa Cruz do Sul, R28, registrou novamente um baixo índice de isolamento social. A apuração dos dados ocorreu entre os dias 19 a 25 de julho. A região registrou maior isolamento durante o fim de semana (46,5%), mas durante os dias úteis o isolamento diminui para (35,4%). Com isso, a média semanal ficou em (38,6%) bem abaixo do que a média nacional e estadual.
(Com informações do Governo do Estado).