Bandeira laranja é mantida para Região de Santa Cruz após recurso

Divulgação/Governo do Estado

Em pronunciamento ao vivo realizado nesta segunda-feira, 27, pelo governador Eduardo Leite, foi divulgado o mapa definitivo para esta semana do sistema de Distanciamento Controlado. Após análises de recursos enviados pela região, o Gabinete de Crise mantém Santa Cruz do Sul e demais municípios que englobam a região R28 em bandeira laranja. A vigência da bandeira laranja é a partir desta terça-feira, 28, até a próxima segunda-feira, 3 de agosto.

No mapa preliminar, divulgado na sexta-feira, 24, 14 regiões haviam sido classificadas com alto risco epidemiológico. Após analisar 49 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações, o Gabinete de Crise decidiu acatar o recurso de seis regiões, resultando em 12 regiões com bandeira laranja (risco médio).

Segundo o governador, o fato de aceitar os pedidos mostra que o Distanciamento Controlado é flexível e resistente. Tendo em vista as resistências em todo o país com relação ao distanciamento social, se o governo não tivesse predisposição ao diálogo e para eventualmente reconsiderar as classificações, “estaríamos diante de um modelo que geraria maiores contestações”.

O governo do Estado decidiu acatar o pedido de reconsideração de Bagé e Pelotas, cujo recurso foi encaminhado pelo município para toda a região, e das associações regionais de Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo.

Um dos indicadores que ajudou todas essas regiões a se manterem na bandeira laranja foi a disponibilidade de leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19 em todo o Estado, por conta da ampliação que o governo está promovendo em parceria com municípios, hospitais e Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, já foram habilitados 697 leitos – ampliação de 74,7%, totalizando 1.630 leitos UTI adulto SUS.

Na região de Santa Cruz do Sul o governo considerou a estabilidade em relação à capacidade do sistema de assistência hospitalar, da baixa ocupação de leitos e da boa capacidade de atendimento e acatou o pedido, mantendo a região em bandeira laranja.

(Com informações do Governo do Estado).