Início Geral Marechal Floriano: revitalização do Calçadão avança

Marechal Floriano: revitalização do Calçadão avança

Prazo para execução total da obra é de oito meses

Ricardo Gais
[email protected]

Nesta semana os trabalhos iniciaram entre as ruas 28 de Setembro e Borges de Medeiros – Ricardo Gais

Uma das ruas mais movimentadas da cidade, a Marechal Floriano, está passando por uma revitalização que dará espaço para um novo calçadão. As obras ao longo do trecho irão dispor de espaços públicos, aumento nas dimensões da calçada, ajardinamento ao longo da via que ganhará bancos, floreiras e um pergolado de madeira com assentos e iluminação. Rampas de acesso ficarão mais amplas e serão instalados postes com luminárias e os tradicionais arcos serão substituídos por novos com iluminação em LED, o que irá permitir variar as cores conforme a festividade ou temática da época.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Daniel Feuerharmel, o contrato da obra tem um total de oito meses. “Na primeira quadra (entre as ruas Tiradentes e Sete de Setembro) as obras se darão pela drenagem, pavimentação, passeios públicos e iluminação. A etapa de drenagem e pavimentação tem previsão de mais duas semanas de execução sem chuvas e outras interferências, como por exemplo, adequação de alguma rede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o que nos atrapalhou nesta semana”, disse.

Nesta primeira quadra onde os serviços iniciaram no mês passado, 26 de junho, a escavação do antigo pavimento e o assentamento de parte da drenagem já foram realizados. O secretário explicou que agora os próximos passos serão na execução do restante da drenagem, a pavimentação e reforma nos passeios públicos e iluminação.

Em um segundo ponto da principal rua da cidade, iniciaram nesta semana as revitalizações, entre as ruas 28 de Setembro e Borges de Medeiros. O trabalho segue parecido com o do primeiro ponto, no qual estão sendo retiradas do local a pavimentação existente. “Nesta sexta-feira será iniciada a topografia e na próxima semana serão iniciadas a rede de drenagem por parte da empresa e a substituição das redes hídricas pela Corsan”, disse Daniel. Nos próximos passos da obra neste segundo ponto, após finalizada a drenagem, iniciam-se a pavimentação, reforma do passeio público e iluminação.

Com a revitalização do Calçadão da Marechal Floriano o estacionamento universal deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência, idosos e carga e descarga. O secretário salienta que a ideia do projeto é a preservação das árvores Tipuanas que formam o Túnel Verde, que sofre com os estacionamentos existentes. “Para preservá-las, nos vimos na obrigação de diminuir as vagas de estacionamento. Os motoristas devem se adequar a está nova realidade”, afirmou.

Questionado se haverá aumento das quadras de abrangência do estacionamento rotativo, o Rapidinho, com a retiradas desses estacionamentos, o secretário disse que o assunto será tratado em momento adequado juntamente com o setor responsável.

O serviço está sendo executado pela empresa Progetto Sul Ltda., de Lajeado, vencedora da licitação. O valor estimado da contratação é de R$ 4.152.035,66, com recursos do Badesul, via Programa POE/Pimes, e contrapartida da Prefeitura. A obra abrange o trecho entre a Rua Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos, próximo da Catedral São João Batista, até a Galvão Costa, junto ao Monumento ao Imigrante.