Ricardo Gais
[email protected]
Um projeto para ajudar os alunos está sendo desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich (Polivalente) de Santa Cruz do Sul. A ideia se deu através da vice-diretora e supervisora, professora Rejane Frantz Henn, que percebeu a dificuldade dos alunos para realizar as atividades escolares que estão sendo desenvolvidas a distância, em modelo remoto.
O projeto educacional “Acessibilidade tecnológica em tempos de pandemia”, que visa arrecadar equipamentos eletrônicos como notebooks e smartphones aos alunos que não dispõem da tecnologia em casa para estudar, foi desenvolvido pela professora de administração no Curso Técnico em Nutrição e Dietética, Mayara Kowalczuk, juntamente com a direção da escola. “A professora Rejane, percebeu esta demanda no seu trabalho como supervisora da escola, na organização das aulas remotas, elaboradas pelos professores e encaminhadas pela equipe diretiva pedagógica aos estudantes. Nesse trabalho, constatou-se que alguns alunos não estavam conseguindo entregar as atividades remotas por falta de instrumentos”, explica.
De acordo com a professora Mayara, as principais necessidades encontradas pela escola e alunos nesta pandemia de Covid-19, são maiores na falta de alimento, roupas, equipamentos eletrônicos e internet para o desenvolvimento das tarefas remotas enviadas pela escola. “Alguns alunos conseguem entregar as atividades, outros estão entregando por escrito e não tendo acesso a ferramentas importantes como vídeos, videoconferências e materiais interativos disponibilizados pelos professores”. A educadora cita que alguns alunos estão sem poder acessar a plataforma digital “Google Sala de Aula” onde devem ser postadas pelos professores as aulas para o acesso dos estudantes.
Mayara cita que um levantamento está sedo realizado pela escola para saber quanto material será necessário para atender os alunos. “Muitas pessoas têm smartphones guardados em casa, notebooks, tablets ou dekstops que estão sem uso por não se adequarem mais às necessidades, mas para um estudante nosso seria muito útil. Para muitos alunos de nossa comunidade escolar, a maior necessidade é ter o básico”.
A professora salienta que todos podem ajudar, tanto empresas como pessoas físicas. “Vamos precisar formatar ou reparar futuros aparelhos que vão chegar, e a ajuda com o serviço seria de extrema importância”. Quem tiver interesse em realizar alguma doação pode entrar em contato diretamente com a professora Mayara pelo telefone (51) 9 8141-1142 ou com a escola, pelo telefone/WhatsApp (51) 9 9511-2186.