Ricardo Gais
[email protected]
Enart 2020 não deve ser realizado
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) informou em nota publicada na última terça-feira, 14, que a edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) não deve ser realizado neste ano. O Festival Gaúcho de Dança (Fegadan) também não deve ocorrer.
O coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luiz Clóvis Vieira, disse que a decisão deve ser tomada pensando primeiramente na saúde das pessoas, já que trata-se de um vírus muito fácil de ser transmitido. “Sabemos da importância do Enart para a economia do município e que é um marco na tradição do Estado e de Santa Cruz do Sul. Se não tiver como realizar o Enart irá se perder muito. No entanto, temos que ter a responsabilidade de pensar com a razão neste momento”.
Entre as alternativas para o evento está também o formato virtual, mas segundo o coordenador, será algo que irá tirar a essência do Enart. “Não acho viável realizar o Enart em 2020. Já que as três danças inter-regionais e regionais deveriam ter sido realizadas e nenhuma foi feita. Não tem como começar a dançar agora para tentar ganhar um Enart em novembro”, destaca. Ele salienta ainda que, “sobre a pontuação com a não realização do Enart, o melhor é que os pontos de 2019 sejam usados em 2021, para ninguém sair perdendo”.
Devido à pandemia de Covid-19, entidades tradicionalistas não puderam realizar eventos e arrecadar recursos para se prepararem para a edição de 2020. Vieira sugere que as entidades realizem – quando possível e ser liberado pelas autoridades – eventos para se recuperarem financeiramente.
Outro ponto levantado pelo coordenador é em relação ao Hospital de Campanha, que está montado dentro do ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, palco da grande final do evento e que levaria em torno de 60 a 90 dias para que o local fosse totalmente desinfetado.