Início Focando no espore - Julio Mello Voltar agora?

Voltar agora?

A discussão não é nova e nem de agora. Já abordei o assunto aqui em várias ocasiões, o que tem sido latente nos últimos dias no centro do país. Em São Paulo, nem treinos estão ocorrendo. No Rio de Janeiro, a Federação local quer recomeçar o estadual já na próxima sexta-feira, o que é um absurdo. Imaginem a situação. O Estádio Maracanã, tem um hospital de Campanha funcionado, e aí do lado teria um jogo de futebol como se nada tivesse ocorrendo. Diga-se de passagem, Botafogo e Fluminense, são contra a volta imediata. Os dois clubes não estão treinando. Quem está à frente pela volta é o Flamengo e o Vasco. Os dois lideram o movimento pela volta imediata. A imprensa do centro do país não apoia a volta imediata do futebol, justamente pelos casos volumosos de Covid-19 em São Paulo e Rio de Janeiro.

Rio Grande é exemplo

Muitos cronistas de Rio e São Paulo dão o Rio Grande do Sul como exemplo, já que aqui a conversa é bem diferente deles. A Federação e os clubes pensam em voltar somente em julho e na segunda quinzena. Contudo, com a troca de bandeiras ocorrida no final de semana passado, algumas cidades estarão impedidas de ter treinos de futebol. Portanto, elas podem mudar de novo. Mas enfim, o que se diz lá em São Paulo é que se o nosso Estado que não tem o mesmo número grande de infectados e mortos estaria pensando em voltar somente no mês de julho, como Rio e São Paulo que possuem muito mais mortes querem voltar antes? Em São Paulo, o Corinthians está quebrado e pressiona pela volta. O Palmeiras nem tanto, o clube quer voltar somente depois que as autoridades de saúde liberarem para todos a volta aos treinos. Coisa que o São Paulo e Santos concordam. Apenas o Bragantino está treinando.

O que eu penso?

Na minha modesta opinião. Entendo que a CBF teria que tomar à frente e sentar diretamente com o Ministério da Saúde e governadores. Ao contrário do que está fazendo. Deixando os clubes tendo que se reunir com autoridades de saúde. Ou seja, lavando as mãos. O momento requer que a Confederação Brasileira de Futebol, que é a nossa principal entidade do futebol, tenha uma posição firme e à frente dos clubes. O correto seria que a CBF tivesse um cronograma de volta ao futebol para todos os clubes do Brasil, pois, nem todos estão treinando e nem todos sabem quando irão voltar. Principalmente para o Campeonato Brasileiro que deverá começar em agosto. Entendo que os clubes deverão ter uma pequena pré-temporada. Todos partindo do zero, ou seja, com o mesmo tempo de treino. Justamente o que o Fluminense está propondo. O que seria o correto. Bom, o correto é todos voltarem a treinar no mesmo período. Na próxima quinta-feira, governo do Estado e dirigentes do futebol se reúnem para discutir o que fazer com o campeonato.

Futsal vai começar apenas em agosto

O principal campeonato de futsal do Rio Grande do Sul, a Série Ouro, vai começar no dia 22 de agosto com dez equipes, sem rebaixamento e com protões fechados. O Santa Cruz Futsal será o representante santa-cruzense na primeira divisão estadual, com Cleber Pereira de treinador.

Na primeira fase, as equipes estão divididas em dois grupos com cinco equipes e se enfrentam dentro do grupo em jogos de ida e volta. O critério de divisão das equipes por grupos foi a regionalização. No grupo A estão Assoeva (Venâncio Aires), BGF (Bento Gonçalves), Rabelo (Alvorada), SER Canoas e o Santa Cruz Futsal. Já o grupo B conta com AES (Sobradinho), UFSM (Santa Maria), Paulista (Pelotas), São José (Cachoeira) e União Independente (Santa Maria). Os quatro melhores de cada grupo avançam a fase quartas de final, que será disputada na sistemática mata-mata.

Futsal volta em setembro com força total – Divulgação

Solidariedade e humanidade é o que podemos oferecer ao nosso próximo

O Brasil e o mundo vivem uma situação fora da curva com o Covid-19. Sempre nestes momentos que os gaúchos mostram quem são e como reagem com o seu semelhante. Nunca esperamos de braços cruzados que as coisas caiam de paraquedas. Agir é necessário. Para tanto, eu recomendo ajuda nesta campanha que pede alimentos para quem precisa. Eu estou junto com o time de vôlei, Os Atentados. Eu? Sempre pensando positivo e trabalhando pelo povo.