Desde a última segunda-feira, 25, as triagens para aferição de temperatura da população também passaram a ocorrer na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas. O objetivo da mudança é atingir mais públicos. Lá, a iniciativa será realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No primeiro dia, foram 158 pessoas com a temperatura aferida apenas no local. Até essa quarta-feira, foram 661 participantes.
Além disso, nas cinco superparadas (Oktober, Tiradentes, Palacinho, Central e Tenente), as medições ocorrerão em forma de rodízio – cada dia em um local – para otimizar o trabalho da equipe, que é composta por um agente comunitário de saúde e um técnico em enfermagem. As aferições seguirão em dois períodos do dia: das 9h30 às 11h30 e das 15 às 17 horas. Entre segunda e quarta, 249 pessoas tiveram a temperatura verificada.
Entre o dia 27 de abril e a última sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde realizou as triagens diariamente nas cinco superparadas. 17.862 pessoas foram atingidas com a ação. Nenhuma teve febre constatada. Antes disso, em parceria com o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), quatro equipes formadas por profissionais da saúde, da Guarda Municipal, da Fiscalização de Trânsito e militares, fizeram abordagens a motoristas em pontos estratégicos da cidade.
A triagem é uma das iniciativas criadas pela Secretaria de Saúde para controlar a Covid-19 em Santa Cruz. O objetivo é identificar pessoas com sintomas da doença para encaminhar ao atendimento no Hospital de Campanha ou repassar orientações. Desde o início das ações, mais de 35,6 mil pessoas participaram as aferições.
Em menos de um mês, 17.862 pessoas passaram por triagens em paradas de ônibus
Mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) para controle da Covid-19 em Santa Cruz do Sul, as triagens para medição de temperatura de usuários do transporte coletivo já atingiram 17.862 pessoas. Os dados são referentes ao período de 27 de abril a 22 de maio. As aferições ocorrem de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 16 às 18 horas, nas cinco superparadas do Centro – Tiradentes, Oktober, Palacinho, Central e Tenente (Lebes). O objetivo é identificar possíveis suspeitos de novo coronavírus e repassar orientações sobre prevenção. Até agora, nenhum participante registrou febre.