O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, Afonso Schwengber, nesta quinta-feira, 28, emitiu uma nota sobre o inquérito das Fake News que tem como alvo o dono da rede de Lojas Havan, Luciano Hang. O município recebeu uma Loja Havan, que foi instalada às margens da BR-471, após longas negociação entre Hang e o Sindicato.
Entre os alvos da Polícia Federal estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson; o empresário Luciano Hang, dono da Havan; os blogueiros Allan dos Santos e Winston Lima. Eles são aliados do presidente Jair Bolsonaro.
No inquérito que apura às Fake News, Hang, apresentou recurso contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mandou suspender suas contas nas redes sociais. Segundo ele, impedi-lo de fazer publicações é censura prévia. Além disso, a defesa alegou que o direito de informação dos milhões de cidadãos que o seguem. Hang foi um dos alvos da Polícia Federal (PF) na manhã de quarta-feira, em cumprimento a ordens expedidas por Moraes.
Confira nota emitida nesta tarde pela Assessoria do Sindicato.
Inquérito das Fake News
O inquérito das Fake News da Polícia Federal, que tem como um dos alvos o dono da Havan, Luciano Hang, revelou para a comunidade santa-cruzense uma verdade: fui perseguido e ofendido nas redes sociais, quando da vinda da loja da Havan para Santa Cruz do Sul, porque defendi os trabalhadores. Eu já alertava, na época, que as Fake News espalhadas no Facebook tinham como objetivo denegrir a minha imagem e ferir a minha honra para que a comunidade se voltasse contra mim e o Sindicato, já que eu sempre quis defender os direitos dos comerciários contra a exploração e o trabalho aos domingos e feriados.
Agora não restam dúvidas de que essas Fake News foram financiadas com dinheiro desse mesmo empresário. A Polícia Federal já descobriu a existência do chamado Gabinete do Ódio, que articula e financia a disseminação de notícias falsas.
Lamentamos que tudo isso tenha ocorrido e que o município de Santa Cruz do Sul tenha investido dinheiro para viabilizar a vinda dessa loja para a cidade. “Esse dinheiro deveria ter sido investido em favor dos pequenos empresários, que ajudam a desenvolver a economia local”.
Afonso Schwengber – Presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região