A Souza Cruz está no ranking das 100 empresas mais confiáveis do país, segundo o Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco). Esta é a sexta edição da listagem no Brasil, que já vem avaliando a reputação das empresas da América Latina e Espanha há cerca de 20 anos. A pesquisa desta edição foi realizada entre julho e dezembro de 2019.
Única representante do Setor de Tabaco no ranking, a Souza Cruz tem como pontos fortes a transparência e as boas práticas corporativas, que garantem a satisfação das equipes e a constante melhora no desempenho. Além disso, a empresa tem investido fortemente no uso de tecnologia e na parceria com startups para seguir inovando, tanto na produção quanto no relacionamento com os varejistas.
“A Souza Cruz busca a excelência em toda a cadeia de produção, conquistando a confiança de seus stakeholders internos e externos, que vão desde o produtor de tabaco até o consumidor final. Sermos reconhecidos pela nossa reputação corporativa demonstra que estamos no caminho certo”, declara Regina Maia, gerente Sênior de Comunicação e Planejamento da Souza Cruz.
A metodologia da pesquisa inclui cinco ondas de avaliação, com 16 diferentes grupos/fontes de informação. Na primeira onda, são feitas entrevistas com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam dez companhias com melhor reputação. Para cada organização escolhida, são sinalizadas três fortalezas e uma fraqueza entre resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação em conjunto com entrevistas com diversos outros grupos, como jornalistas e representantes do governo.
Uma empresa fundada em 1903 pode ser inovadora?
A empresa está investindo na transformação de uma indústria inteira, de forma a endereçar as necessidades dos consumidores e consumidoras e sempre lançando tendências de produtos, com marcas globais como Dunhill, Kent e Rothmans. Está presente em todos os cantos do Brasil, com cerca de 6 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais, indo de uma ponta da cadeia à outra – em uma parceria de mais de 100 anos com os produtores integrados, que plantam e colhem a matéria prima, que passa pelas duas usinas no sul do país, seguem para fábrica em Minas Gerais para se transformarem em produto final que será distribuído em 200 mil pontos de venda diretamente. Cada engrenagem desse sistema é movida por pessoas: o maior ativo da empresa. Esses talentos são responsáveis pelo sucesso e, por isso, a Souza Cruz prioriza o desenvolvimento de cada um deles. A maior prova disso é que há nove anos é certificada pelo Instituto Top Employers como uma das melhores empregadoras do país.
Se ainda sobrou dúvida, a resposta é sim – inovação não tem idade. Muito prazer! Eu sou a Souza Cruz. Quer saber mais? Acesse www.souzacruz.com.br