Tiago Mairo Garcia
[email protected]
A Brigada Militar, através do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), divulgou na última quinta, 7, um balanço geral dos indicadores criminais onde o Comandante Regional, Coronel Valmir José dos Reis, comparou os indicadores deste ano com o mesmo período de 2019 de acordo com o Programa Avante da Brigada Militar.
Os dados revelaram que houve uma redução nos principais indicadores criminais na área de atuação da corporação. O roubo e furto de veículos diminuiu 150%; roubo a estabelecimento comercial, financeiro e de ensino teve 166,66% de redução e roubos a pedestres teve queda de 300%. O Furto Abigeato manteve-se com índice abaixo do limite e o homicídio apresentou elevação, com a maioria dos crimes motivadas por acerto de contas relacionadas ao tráfico de drogas.
O Coronel Reis destacou que o balanço é positivo na área de Segurança Pública no Vale do Rio Pardo. “As forças policiais da região são fortes e atuantes, saem às ruas para servir à sociedade mesmo na situação atual de pandemia, obtendo como resultado as quedas constantes na criminalidade”, frisou.
O Comandante Regional salientou que as metas são repassadas diariamente e há reuniões semanais e mensais para o debate e direcionamento de estratégias de policiamento que contribuem para a redução dos índices de violência e elevação expressiva de produtividade e do aspecto preventivo da Brigada Militar através do uso de tecnologias como o videomonitoramento, do aumento do policiamento ostensivo e atuação das Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI’s) e Patrulha Maria da Penha. “É resultado do trabalho centrado na proatividade e prevenção criminal onde as estratégias de atuação do policiamento comunitário são mais eficientes, com a identificação dos problemas locais a serem prevenidos com ações proativas em atendimento às prioridades construídas conjuntamente na busca dos resultados esperados”, finalizou.
Os índices (janeiro a abril de 2020)
34 – Homicídios
116 – Roubos a pedestre
36 – Roubos a residência
22 – Roubos de veículo
62 – Roubos a estabelecimentos comerciais, financeiro e de ensino
148 – Furtos abigeato
155 – Furtos de veículo
Fonte: CRPO/VRP