Tiago Mairo Garcia
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Um importante acréscimo para o atendimento de alta complexidade de Santa Cruz do Sul. Em até 40 dias, o município estará recebendo dez novos leitos de UTI. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) irá investir R$ 1.434.000,00 para locação das unidades, que serão instaladas no Hospital Santa Cruz, referência para atendimento de pacientes em situação grave devido à Covid-19. O processo está em fase de contrato e será encaminhado à Procuradoria Geral do Município para formalização.
A empresa é a RTS Rio S/A, do Rio de Janeiro, a mesma prestadora do governo do Estado. O contrato será feito de forma emergencial, dispensando registro de preços e licitação. A Secretaria de Saúde vinha buscando desde março junto a outras empresas a possibilidade de instalação que não lograram êxito. A Sesa esclarece que o pagamento será feito somente a partir do momento em que todos os leitos estiverem instalados. A empresa receberá mensalmente, em seis vezes, o valor de R$ 239 mil. Cada leito será equipado com ventilador pulmonar (respirador), monitor multiparamétrico, bombas de infusão, bomba enteral, cama/maca, cardioversor, carro de parada e eletrocardiógrafo.
O reforço ocorre após a prefeitura apresentar projeto solicitando até 20 novos leitos de UTI para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde no mês de março, mas somente 10 leitos foram autorizados e habilitados pelo Estado. No momento, o município dispõe de 35 leitos de UTI, sendo 20 leitos no Hospital Santa Cruz (10 adultos, oito neonatal e dois pediátricos) e 15 leitos no Hospital Ana Nery (sete adultos e oito criados exclusivamente para pessoas com suspeita de Covid-19 e síndromes gripais). O Hospital Monte Alverne não possui leitos de UTI.