Início Geral Gabinete de Emergências irá dialogar hoje com representantes das categorias restaurante, igreja...

Gabinete de Emergências irá dialogar hoje com representantes das categorias restaurante, igreja e clube

Conforme o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, que integra o Gabinete de Emergências, a pedido do Prefeito de Santa Cruz do Sul Telmo Kirst, o Gabinete de Emergências, prezando pelo respeito ao diálogo, transparência e aos cuidados à saúde, irá disponibilizar para que, 01 (um) representante de cada categoria argumente com os membros do Gabinete, por 10 (dez) minutos, em horário pré-agendados pela Secretaria da Saúde, na tarde de hoje, 6.

Será ouvido pelos membros do Gabinete 01 (um) representante dos restaurantes, 01 (um) representante das igrejas e 1 (um) representante dos clubes. Um link para cada representante oficial de cada grupo será disponibilizado para ter acesso à reunião do Gabinete de Emergências. Os horários das reuniões, deverão ocorrer às 13h40 com o representante dos restaurantes, às 13h50 com o representante das igreja e às 14h com o representante dos clubes.

Régis também comentou que, não haverá nenhuma alteração até o domingo, em relação ao comércio. A prorrogação das regras atuais foi decretada pelo Prefeito Telmo Kirst nesta segunda-feira, dia 04.

Outro ponto que entrou em discussão no Gabinete de Emergências é o uso de máscara obrigatório em todos os locais e todos os dias. Uma deliberação oficial deverá ser feita até sexta-feira, dia 08. O assunto está sendo discutido com o prefeito Telmo Kirst.

A prefeitura aguarda oficialmente a publicação do decreto do Governo do Estado em relação as regras de distanciamento social controlado para a Região R28, para assim, tomar às devidas providencias.

O secretário comentou que, a 5 RT em respeito às normas de segurança da saúde no município e no estado, não autoriza nem se responsabiliza por cavalgadas de qualquer modelo em sua jurisdição.

Das discussões do Gabinete de Emergências até o momento

O Gabinete de Emergências voltou a discutir solicitações que chegaram à Secretaria de Saúde e ao Gabinete do Prefeito para retomada de atividades. Uma das primeiras decisões foi referente ao pedido de instituições religiosas. De acordo com a decisão coletiva do grupo, por enquanto, as atividades devem ocorrer somente de forma online, como já vinham acontecendo em algumas entidades.

Também houve discussão sobre a abertura de restaurantes à noite. Até agora, podem servir à la carte somente ao meio-dia. Após pedido de empresários, a Secretaria de Saúde abriu um cadastro para verificar o número de interessados em alterar o horário de atendimento. Além disso, foi solicitada a liberação de buffet. No entanto, todos as solicitações foram negadas pelo Gabinete de Emergências.

O consórcio TCS responsável pelo transporte coletivo urbano no município pediu autorização para que dez (10) passageiros pudessem ser deslocados de pé dentro dos ônibus. O Gabinete entende coletivamente que a medida geraria aglomeração e não foi autorizado.

Outros temas que voltaram para a pauta do grupo foram a liberação parcial dos clubes sociais, para prática de esportes, principalmente; retorno de escolinhas de futebol e abertura de praças de alimentação de shoppings. Todos foram negados pela ampla maioria do Gabinete de Emergências.