Início Focando no espore - Julio Mello Com portões fechados

Com portões fechados

Presidente mantém diálogo constante com dirigentes – Diário da Manhã

A volta do campeonato Gaúcho com os portões fechados é quase uma realidade entre os dirigentes dos clubes. A discussão tem sido intensificada com o passar dos dias. Na semana passada, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, fez uma sondagem junto a TV detentora dos direitos de transmissão para que os jogos restantes sejam televisiononados na íntegra. Tudo para que o torcedor não perca nada. Lembrando que a rodada seguinte do certame seria com clássicos regionais Brapel, Grenal e Caju. Certamente, sem a pandemia seria uma renda e tanto para todos os clubes. A Federação Gaúcha trabalha fortemente com a ideia de retorno logo em seguida.

Brasileirão até janeiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já teria batido o martelo com relação ao Campeonato Brasileiro de 2020. Algumas reuniões por videoconferência já foram realizadas e o término do campeonato estaria previsto para o mês de janeiro. Se mantendo assim as 38 rodadas do campeonato das séries A e B, sem prejuízo algum aos clubes que fecharam seus contratos de patrocínios.

Nove estados têm representantes na Série A o que dificultaria o começo do torneio porque estão com aeroportos fechados e com calamidade pública e isso pode atrasar um pouco. A CBF também quer a manutenção dos pontos corridos, mas não garante isso porque não sabe quando se poderá jogar. Tudo vai depender do avanço ou não da pandemia. O começo do campeonato depende exclusivamente das autoridades de saúde.

A ideia é começar os treinos em junho

Está cada vez mais clara a ideia de começar os treinamentos já no mês de maio. Pelo menos é o que estão falando os dirigentes dos clubes nacionais. E a própria CBF pensa em fazer o mesmo que os clubes da Alemanha e Bélgica vêm fazendo para que os treinos sejam retomados com máscaras e também com distância de um jogador para o outro em pequenos grupos. As situações estão sendo avaliados por cada clube. Antes da retomada dos treinamentos, os clubes de todas as divisões deverão receber da CBF testes para que os jogadores de cada equipe façam sobre o novo coronavírus. A própria entidade está analisando a ideia de fazer em 180 clubes do futebol brasileiro. Na Alemanha, alguns clubes já voltaram, mas com todos os cuidados possíveis.

Voltou atrás

Comentei aqui neste espaço de que o Esportivo de Bento Gonçalves errou ao voltar aos treinos por conta própria, e eu estava correto. No meio da semana, a direção do clube lançou uma nota para a imprensa cancelando os treinos. A posição inicial do clube gerou desconforto e foi repensada, após reunião com os outros integrantes do Campeonato Gaúcho e a Federação Gaúcha de Futebol.

Em nota oficial do Esportivo, o presidente Laudir Miguel Piccoli afirmou que havia entendido que os times sem divisão nos campeonatos nacionais poderiam voltar a treinar. “O Esportivo tinha o entendimento de que os clubes sem divisão nos campeonatos nacionais poderiam voltar aos treinos. Agora essa questão ficou esclarecida e decidimos suspender as atividades”, explicou.

A nota ainda informou que uma nova reunião será convocada pela FGF para definir o futuro do Campeonato Gaúcho e que os 27 atletas serão comunicados sobre o retorno assim que houver uma definição. Pagou um mico desnecessário o presidente do Esportivo. Se queria uma mídia, o tiro saiu pela culatra.

Periquito deverá voltar em julho

O Avenida deverá voltar aos treinos no mês de julho, já que a Divisão de Acesso tem previsão para começar em agosto. O clube dispensou todos os jogadores devido à pandemia e todos estão orientados de como devem proceder com os treinos em casa. Alguns estão aproveitando o tempo para recuperação de lesão, é o exemplo do ala direito Jean, que vinha de lesão no joelho e que estava prestes a jogar. Ele deverá voltar bem melhor. O atacante Kairon, que havia fratura no pé, poderá estar à disposição da comissão técnica em julho.

Jogos nos Eucaliptos somente em agosto – Divulgação

Por internet

Conversei no fim de semana com alguns técnicos de futebol e também com um personal. O assunto? Só podia ser a pandemia. Recebi deles a informação que muitos profissionais estão passando treinos pela internet. Claro que os mais cascudos. Os novatos estão com dificuldades de alunos. Mas os que já têm nome mantiveram os seus clientes. Portanto, não perderam muito. Já os demais estão apavorados, o que tem sido uma constante na maioria. O jeito é rezar para que tudo volte ao normal.