Início Saúde Saúde recebe álcool sanitizado para limpeza

Saúde recebe álcool sanitizado para limpeza

Doação foi realizada em conjunto por Receita Federal, Unisc e Afubra

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Entrega do álcool sanitizado foi realizada no Parque da Expoagro – Rolf Steinhaus

Em ação conjunta realizada por Receita Federal, Unisc e Afubra, foi realizada na manhã de ontem, 27, no Parque da Expoagro, em Rincão Del Rey, a entrega de 2,4 mil litros de álcool sanitizante para uso da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde. O material foi produzido com bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal que foram disponibilizadas pelo órgão federal para que fosse utilizado para outros fins em beneficio da sociedade.

A ideia surgiu após o delegado-adjunto da Receita Federal, Marco Antônio Valim, tomar conhecimento de que a Unisc tinha um projeto de fabricação de sabão a partir do álcool. “Então nós questionamos se eles (Unisc) não poderiam utilizar as bebidas alcoólicas para fabricar álcool. Com a sinalização positiva, começamos as tratativas”, relatou o delegado da Receita Federal, Leomar Padilha.

No total, a Receita Federal encaminhou 5,5 mil litros de bebidas alcoólicas. Como a maioria das bebidas alcoólicas apreendidas em operação realizada em 2019 eram destiladas, sendo na sua maioria uísques e vodkas, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da pró-reitoria acadêmica da Unisc, Adilson Bem Da Costa, conta que entrou em contato com a Afubra, para auxiliar no processo com o uso de um destilador de álcool que estava desativado no Parque da Expoagro. “Entramos em contato com a Afubra que prontamente aceitou o desafio. A Receita Federal nos encaminhou as bebidas apreendidas em contêiners de 1 mil litros e iniciamos a produção”, frisou.

Costa explica que o processo de conversão foi simples, com as bebidas alcoólicas sendo aquecidas em uma caldeira a lenha. Após o aquecimento, o liquido possui de 40 a 46% de álcool na sua composição para ser destilado no equipamento. “No processo de destilação, os vapores de álcool são condesados onde recuperamos o álcool destilado em um recipiente e colocamos o malte e resto do extrato da bebida em outro recipiente para ser enviado para a compostagem. O álcool destilado possui 90% que depois é diluído para 70%, estando apto para ser usado em limpeza de superfície”, destacou o diretor.

2,4 mil litros de álcool sanitizante foram produzidos para serem usados na limpeza superficial das unidades de saúde – Rolf Steinhaus

Com o processo finalizado, o álcool sanitizado foi colocado em embalagens de 20 e 50 litros doadas pela sulprint. Também foi produzida uma reserva estocada de 1.200 litros no Parque da Expoagro para ser utilizada pela prefeitura quando for necessário.

O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, lembra que a microdestilaria da Afubra foi adquirida em 2008 para auxiliar nos projetos de diversificação de culturas mantidos pela entidade, e está instalada no Parque da Expoagro Afubra. “É uma satisfação muito grande podermos auxiliar nesse trabalho da Unisc e da Receita Federal e auxiliarmos o município nesse momento em que, cada vez mais, precisamos de ações que visem o bem coletivo, trabalhando contra o Covid-19”, disse Dorneles.

ENTREGA

A entrega do álcool sanitizado para a prefeitura foi realizada na manhã de ontem, 27, no Parque da Expoagro pelos professores da Universidade de Santa Cruz do Sul, Adilson Ben da Costa e Wolmar Severo, o delegado e o delegado-adjunto da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, Leomar Padilha e Marco Antônio Valim, respectivamente; o vice-presidente da Afubra, Marco Antônio Dornelles, o gerente de Produção Agroflorestal, Juarez Iensen Pedroso Filho, e o técnico de eventos Agropecuários, Claiton Dutra Teixeira; que entregaram o material para a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Luciane Weiss Kist.

Essa é mais uma ação solidária para auxiliar a comunidade em meio à pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). Conforme a assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, o material será usado para limpeza pela Secretária Municipal de Saúde de acordo com a demanda, inclusive no Hospital de Campanha.