Com base no novo decreto municipal editado pela Prefeitura, as academias de Santa Cruz do Sul já retomaram as atividades nesta semana. No decreto, está autorizado o funcionamento das academias e serviços de personal trainer desde que atendendo regras de distanciamento e higiene, ficando impedidas de realizar atividades pessoas com idade acima de 60 anos, gestantes, obesos mórbidos (IMC acima de 40 anos) diabéticos, doentes cardíacos, doentes respiratórios, doentes renais e pessoas com baixa imunidade.
Conforme o proprietário da Academia CT Sul e um dos lideres do movimento organizado para a retomada das atividades na área, Ruan Diego Schiestl, as pessoas estão realizando as atividades físicas com todos os cuidados. “Cada pessoa traz a sua toalha e sua água e estamos orientando para que usem as máscaras. É uma retomada gradativa seguindo as orientações da prefeitura”, destacou o profissional de educação física.
Além disso, os profissionais de Educação Física do Vale do Rio Pardo estão estruturando sua Associação que já promove os primeiros projetos na retomada das academias. As mesmas estão engajadas no projeto do Rotary Clube e OAB que busca arrecadação de alimentos não perecíveis. A associação já arrecadou em três dias um total de 400kg de mantimentos e para a próxima semana está programando uma campanha do agasalho. Em Santa Cruz do Sul, o município possui aproximadamente 50 estabelecimentos entre academias e estúdios que estão em funcionamento no município.