Durante a sessão por teleconferência realizada na noite da última segunda-feira, foram aprovados três projetos. Entre eles, um dos mais importantes é o que cria o programa de recuperação de renda e autoriza subsidiar juros e encargos de financiamentos via Banco do Povo.
O objetivo do projeto é disponibilizar de forma mais rápida aos profissionais autônomos, lojistas, comerciantes, prestadores de serviços, micro e pequenas empresas, empreendedores informais, MEIs entre outros, do Município de Santa Cruz do Sul, que ficaram impossibilitados ou prejudicados de exercer suas atividades em decorrência do surto epidêmico de coronavírus (Covid-19), financiamentos no valor entre R$ 600 e 5 mil.
Também foi aprovada a abertura de créditos especiais no montante de R$ 600 mil para custear despesas da Secretaria de Transportes e Serviços e Mobilidade Urbana, e, ainda a prorrogação do contrato de trabalho da servidora Tainara Sabrina da Silva.
Informação
Entre os pedidos de informação, o vereador Francisco Carlos Smdit (PSDB) requer dados sobre precatórios trabalhistas; Alex Knak (MDB) requer o valor gasto com a atuação de Guardas Municipais para vigiar as piscinas públicas.
O vereador Ari Thessing (Cidadania) indica a carência para os servidores públicos pagarem empréstimo consignado; Francisco Carlos Smidt requer melhorias na estrada de Cerro Alegre Alto, em Malhada, a utilização de máscaras para ajudar no combate à Covid-19.
O vereador Luizinho Ruas (PSD) indica ao Procon de Santa Cruz do Sul a fiscalização sobre o preço cobrado pela venda de combustível; Gerson Trevisan (PSDB) indica o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e outros, e a entrega de produtos via venda delivery em condomínios horizontais. O vereador também indica ao Comando da Brigada Militar e ao Executivo Municipal para a reimplantação do módulo policial no Distrito de Rio Pardinho; a implantação de faixa de segurança elevada próximo à esquina da Rua 28 de Outubro coma Rua Almirante Barroso; a pintura do quebra-molas defronte à Escola Goiás; o alargamento da estrada do Travessão Dona Josefa, em Rio Pardinho.
Hildo Ney Caspary (Progressistas) requer o levantamento sobre quem precisa de doação de alimentos e materiais de higiene e de limpeza. Zé Abreu (PTB) requer reparos no bueiro existentes na esquina da Rua José de Oliveira Lopes com o Corredor Frey, a pavimentação da Rua José de Oliveira Lopes. Mathias Bertram (PTB) requer a reabertura dos postos de saúde que estão fechados, a ampliação do prazo para pagamento dos empréstimos consignados feitos por servidores do Município e indica à Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) incentivo para empresas de Santa Cruz do Sul ocuparem espaços na Oktoberfest de 2020.