Início Geral Sindicato dos Comerciários se manifesta em relação a abertura do comércio em...

Sindicato dos Comerciários se manifesta em relação a abertura do comércio em Santa Cruz

Diante da possibilidade de reabertura do comércio em Santa Cruz do Sul na próxima segunda-feira, dia 20, conforme anunciado pelo prefeito Telmo Kirst, mesmo em meio à pandemia de Coronavírus, o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região encaminhou nesta sexta-feira, dia 17 de abril, ofícios ao Ministério Público e ao Ministério Público do Trabalho pedindo que os mesmos intervenham e determinem que o município exija dos empregadores, antes da retomada do trabalho, a comprovação de que os mesmos estão aptos a garantir o cumprimento integral das medidas de proteção coletiva da saúde dos trabalhadores, dos clientes e da comunidade em geral, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No documento, o presidente Afonso Schwengber lembra que é precisogarantir a saúde dos trabalhadores, que é dever do município proteger a saúde coletiva da comunidade e que é imprescindível comprovar que o município possui condições técnicas e de pessoal para garantir o cumprimento das normas sanitárias e de higiene e segurança do trabalho no âmbito comercial, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus no município, a exemplo do que ocorreu em diversas partes do mundo onde não houve ação efetiva das autoridades para fazer o isolamento social. Também observa que não basta constar em decreto municipal a necessidade de atender às normas de segurança e saúde coletiva sem que haja uma fiscalização intensa e eficaz das autoridades.

O presidente Afonso acrescenta que há falta de equipamentos de proteção no mercado, como máscaras, álcool em gel e demais EPI’s necessários para evitar o contágio dos trabalhadores. “Nesse sentido, sem a prévia comprovação de que o empregador dispõe de tais insumos, resta inviável a reabertura do comércio”, diz.

PREFEITO – O Sindicato dos Comerciários também encaminhou correspondência ao prefeito Telmo Kirst citando esses pontos e lamentando que aentidade representativa dos comerciários não tenha sido ouvida ou questionada a respeito da possibilidade de reabertura do comércio. Além disso, o Sindicato lembrou ao prefeito que as Emeis e as escolas estaduais e municipais não voltaram a funcionar, motivo pelo qual os pais não terão com quem deixar seus filhos se tiverem que retornar ao trabalho na próxima semana. O Sindicato ainda questiona ao prefeito como o município vai garantir o isolamento horizontal e evitar que as pessoas dos grupos de risco sejam contaminadas pelos familiares que precisarem sair para trabalhar nesse momento.

Por: Assessoria de imprensa