O Grêmio já se prepara para a retomada das atividades no CT Luiz Carvalho, suspensas há quase um mês por conta da pandemia do coronavírus. O departamento médico definiu o protocolo para a realização dos treinamentos com restrições de circulação e rigor nas medidas de higiene e controle para reduzir as chances de contágio.
Os médicos do clube seguem as recomendações de infectologistas consultados. Conforme o plano de trabalho, os atletas se apresentarão em pequenos grupos, apenas para treinos físicos e sem contato físico ou com a bola inicialmente. As medidas de controle serão reforçadas, a ponto de alterar até mesmo a tradição o chimarrão no vestiário gremista. Os jogadores são orientados a não compartilhar garrafas de água e isotônico desde o surto de caxumba, em 2017. A lavagem das mãos e o uso do álcool em gel também serão incentivados e mais recorrentes.
O departamento médico gremista também estuda possibilidades de testar os jogadores para a Covid-19. Mas, há dificuldade em encontrar no mercado testes confiáveis à disposição. Mesmo à distância, os atletas têm o histórico de sintomas monitorado diariamente pelos médicos e serão submetidos a controle de temperatura sempre que forem ao CT. Com o prolongamento das férias para mais 10 dias, as atividades deverão ser retomadas no início de maio.