Sara Rohde
[email protected]
Em tempos difíceis, onde a manifestação cultural deve ser feita somente de forma virtual, eis que surge um lançamento autoral para dar vida à arte. “Acabou” é o mais novo trabalho da artista de Santa Cruz, Lívia Luz, que divulgou através das plataformas digitais na última semana, um videoclipe com participação especial de Robson Bittencourt. Apesar da música ter um título com uma palavra que remete o fim, este é o mais novo começo de uma era cultural no mundo, uma era sem público, onde a arte merece destaque através da internet.
A ideia da música remete a um término de relacionamento, onde se tomou a consciência de que era a melhor decisão independente do sentimento de cada um, contou Lívia. “Acredito que todo mundo que já viveu isso e se identificará com a letra da música. É triste, mas às vezes precisamos acabar um relacionamento para ficarmos com o coração em paz”. E dessa forma foi composta a letra, já o clipe, a artista disse que tinha a intenção de que remetesse a algo mais dramático, por isso a escolha do preto e branco, um tom que combinasse com a melodia.
A gravação do vídeo durou três horas e ocorreu no auditório central da Unisc. Lívia disse que procurou um lugar onde havia um piano de cauda, pois a música conta somente com o instrumento e a voz da cantora. Para que a letra fosse destacada e o detalhe das expressões notado, foi pensando em algo mais simples, em um único cenário.
Conforme Lívia, o clipe já estava pronto e só o momento para lançar estava sendo esperado. “Tinha pensado em lançar na Páscoa por ser um momento de reflexão assim como a música pedia. Mas daí veio a quarentena e eu achei que lançar um conteúdo novo seria legal, pois as pessoas teriam tempo para assistir com calma e atenção”.
Um desafio que se iniciou para todos os artistas que dependem da arte para sobreviver, assim como a cantora. Para ela, aos poucos vai se percebendo os dias que virão. “Bom, estar vivendo nessa quarentena tem sido um desafio. Tive três eventos cancelados em uma semana, assim de repente”, salientou. Além dos eventos, Lívia vive das aulas de música e foi assim que achou uma maneira de ter uma fonte de renda, dando aulas online, uma forma de continuar trabalhando e de não ficar totalmente parada durante a quarentena. O número de alunos reduziu, mas como ela é organizada, ainda deixou uma reserva separada em caso de aperto.
Lívia não tem previsão de quanto tempo vai durar o isolamento e quando tudo volta a se normalizar, no entanto, ela espera ficar mais duas semanas neste ritmo. Enquanto isso, para o tempo passar e ocupar a cabeça com atividades produtivas, a artista segue lendo livros sobre técnica vocal, fazendo aulas online para ir se aperfeiçoando e aproveitando o momento para curtir sua mãe, já que está na casa dela neste período de quarentena. Outra atividade são as lives para ficar mais perto dos amigos e assim tocar um pouco para preencher o tempo.
Mesmo em casa, não dá para ficar parada, reforça a cantora. “Acho que temos que ter uma rotina mesmo estando dentro de casa. Eu acordo, faço exercícios, tomo banho, me arrumo, me maquio (sim, pra ficar em casa! Hehe), tenho a hora de planejar as aulas, dou as aulas, e de noite sim, me permito descansar e fazer coisas diferentes. Mas se ficar o dia todo parada, só vendo séries e filmes, de pijama, acho que eu ficaria muito mais cansada assim do que fazendo tudo que eu estou fazendo”.
Uma rotina que segue com o dia a dia parecido para a maioria das pessoas. Um desafio sem tamanho que começou e não aparenta ter fim tão cedo. Por isso, Lívia Luz manda um recado aos artistas que estão na mesma situação. “É hora de produzir conteúdo, de se planejar, porque mesmo fazendo lives, que são gratuitas e tal, a gente está gerando conteúdo que futuramente pode trazer um show a mais, pode ficar conhecido por outras pessoas que antes não tinham tempo de ouvir o seu trabalho. Sei que muitos estão passando dificuldade, estão atrás da ajuda do governo para os autônomos… A esses, eu rezo pra que tudo isso passe logo e eles consigam se reerguer como artistas depois que acabar a pandemia. Mas calma, paciência, que as coisas vão se ajeitar. E por favor, quem puder (quem puder, eu sei que tem profissionais que não tem essa opção), mas quem puder, fique em casa! Proteja sua família e ajuda os outros”.
Lívia Luz – “Acabou”
Letra e música: Lívia Luz
Participação especial: Robson Bittencourt
Imagens: Supernova Filmes (Victor Castilhos, Ricardo Pohlmann e Renato Gomes)
Áudio: Estúdio Boca de Sons
Cabelos: Inove Centro de Beleza
Facebook: @livialuzoficial
Link videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=oQuycgoNJJ8