Ricardo Gais
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Em meio à pandemia que o mundo vive em virtude do novo coronavírus, alguns cidadãos não mediram esforços para irem aos supermercados e encherem os carrinhos com produtos de limpeza, alimentos e outros que são de sua utilidade. Esse aumento de pessoas acendeu um sinal de alerta nos estabelecimentos e algumas medidas tiveram que ser tomadas para evitar aglomerações.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros), Celso Müller, disse que os mercados e supermercados de Santa Cruz do Sul adotaram medidas preventivas, como redução de horários e o controle de pessoas circulando dentro dos estabelecimentos, além de outros critérios que são de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e política de cada empresa.
No Supermercado Alegria, longas filas se formam, sendo permitida a entrada de sete pessoas por vez, conforme normas do Ppci. O local também adotou diversas medidas de prevenção ao vírus, como o uso de máscaras, luvas e álcool gel por todos os funcionários. Alguns caixas ficam fechados e os clientes devem aguardam na fila com um metro e meio de distância entre cada um. Os carrinhos e cestas também são higienizados com frequência.
Sobre a quantidade de pessoas e a espera em filas para entrar nos estabelecimentos, o presidente do Sindigêneros comenta que é complicado controlar. “As pessoas ficam sem paciência e acabam algumas vezes reclamando da demora de quem está dentro do mercado fazendo compras, mas é uma medida essencial”, disse. Ainda, segundo Müller, os mercados voltarão a atender nos domingos, mas nesse último fim de semana seguiram fechados como forma de prevenção.
Celso Müller que é proprietário dos Supermercados Miller em Santa Cruz, comentou sobre as medidas de prevenção adotadas pela empresa. “Duas vezes por semana ocorre a higienização em todos os quatro supermercados, além das cestas e carrinhos de compras. Os funcionários possuem luvas e máscaras e fazem uso do álcool gel, que também está disponível para os clientes”. A higienização diária com álcool e demais produtos de limpeza, nos ambientes internos e externos do supermercado, são ações padronizadas realizadas com frequência, explicou.
Para que a limpeza dos locais ocorresse, uma empresa especializada em higienização de áreas onde circulam pessoas foi contratada. São utilizados atomizadores e produtos como amônia e quaternária, conforme lista do decreto do governo do Estado. O produto age por cerca de 30 minutos e não deixa resíduos. A ação se repetirá várias vezes durante os próximos dias, para conter a propagação do novo coronavírus.
Em nota divulgada, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, adotou medidas diferentes para conter a aglomeração de pessoas dentro de suas lojas. Desde a semana passada, a empresa não faz mais propaganda de seus produtos na TV, para evitar que em dias de promoção as pessoas se aglomerem dentro do prédio. Com aumento da demanda por itens de alimentação, higiene e limpeza, a empresa reforça o compromisso de manter todas as lojas abastecidas e em funcionamento, mas que continuará garantindo o acesso de todos os clientes a produtos necessários e a preços justos.
O Grupo para minimizar o risco de exposição ao vírus nas lojas, adotou uma série de medidas preventivas, conforme as orientações dos órgãos de saúde. Em Santa Cruz os supermercados Nacional, Maxxi e Big, são integrantes do grupo.