Início Religião Informativo da semana

Informativo da semana

Missas sem povo: desde sexta-feira, 20 de março, as missas e celebrações que acontecem nas paróquias são celebrações sem público. O motivo é a prevenção contra o coronavirus Covid-19. Os governos, em nível estadual e municipal, decretaram uma série de medidas que restringe as programações com grande número de pessoas. A CNBB orientou os bispos a que acatassem as orientações dos poderes locais e incentivassem celebrações sem público. Dom Aloísio Dilli, em comunicado à Diocese, orientou os padres e lideranças comunitárias a que se organizassem em acordo com o que os poderes locais propõem. Com isso, as paróquias adotaram a prática de missas sem público, sendo que várias delas estão sendo irradiadas ou transmitidas pelas redes sociais. Dom Aloísio também motivou o povo a que acompanhe as missas que são transmitidas pelas redes católicas e que reze a partir dos “Encontros e Celebrações” em preparação à Páscoa. Além disso, as pessoas podem acompanhar a missa diária do Papa Francisco na capela Santa Marta e que é disponibilizada pelo site do Vaticano. Junto com as missas, também foram suspensas as quermesses e várias outras celebrações, tais como casamentos, batizados e celebrações da Palavra nas comunidades.
Viagens e reuniões suspensas: os bispos do Rio Grande do Sul deveriam ter embarcado a Roma no dia 20 de março para a Visita ad Limina ao Papa Francisco. Por causa da pandemia do coronavírus, a visita foi adiada por tempo indeterminado. Igualmente foi adiada a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que estava agendada para os dias 22 de abril a 1º de maio. Todas as reuniões dos bispos e lideranças do Regional Sul/3 da CNBB foram suspensas ou transferidas. Com isso começaram a funcionar mais intensamente os telefones celulares e as redes sociais.
Padres junto ao povo: com a suspensão de várias reuniões e a realização de missas sem público, alguém poderia pensar que os padres podem viajar ou sair de férias. Dom Aloísio Dilli pediu a eles que permaneçam junto ao seu povo, animando-o como pastor e atendendo-o em suas necessidades. Em nenhum momento, o povo deve ter a sensação de que foi abandonado pelo “seu” padre. A comunicação costuma ser feita por telefone e os atendimentos com o uso de todas as precauções sugeridas.
Cúria só com plantão: seguindo as orientações das autoridades municipais de Santa Cruz do Sul, a Cúria Diocesana, o Secretariado de Pastoral e o Bispado de Santa Cruz do Sul passaram a funcionar somente com plantão. Qualquer necessidade que houver, favor telefonar para os telefones indicados no Guia Diocesano (Cúria: (51) 3711-3668 ou 9 9953-2578; Secretariado de Pastoral: 3711-2624 ou 99878-1885; Bispado: 3713-3733) ou pelo wattsap e email que, igualmente, consta no Guia Diocesano.
Revista Integração: Desde essa sexta-feira começou a circular a Revista Integração edição de abril. Devido à dificuldade de fazer com que ela chegue às pessoas por causa do Covid-19, a revista vai ser disponibilizada no site da Diocese a partir da próxima semana.

CORONAVIRUS: ORIENTAÇÃO PARA CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS E OUTRAS CONCENTRAÇÕES

Caros diocesanos. Considerando a situação de pandemia, provocada pelo coronavírus (Covid 19), houvemos por bem emitir algumas orientações para a diocese e paróquias:

  1. Evitem-se concentrações de fiéis no período de emergência, tanto para celebrações quanto para outros fins, transferindo eventos ou cancelando-os.
  2. Celebrações e encontros de aglomeração em igrejas, salões comunitários, salas, oratórios e outras dependências sejam canceladas durante a emergência. A CNBB propõe (14/03/20): “Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem, e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso”.
  3. Dentro do permitido, nossos templos continuam de portas abertas para a oração individual, tomando todas as precauções para evitar contágio nos diversos ambientes. Missas ou outras celebrações somente acontecerão em privado, de portas fechadas.
  4. As visitas dos Ministros (ordenados ou não) aos hospitais, casas geriátricas ou particulares, somente sejam realizadas em casos especiais e permitidos pelas autoridades de saúde, com todas as precauções. Diz o Papa Francisco (13/03/20): “O Espírito Santo dê aos pastores a capacidade e o discernimento pastoral a fim de que providenciem medidas que não deixem sozinho o santo povo fiel de Deus”.
  5. Incentivamos orações em casa, sobretudo ao redor da Palavra de Deus, tão ricamente distribuída no tempo da quaresma, que nos prepara para a Páscoa, passagem da morte para a vida. Recomendamos também aos fiéis o acompanhamento de missas, transmitidas pelas emissoras de rádio ou pelas TVs católicas e outros programas de cunho religioso, através das redes sociais; na quaresma, valorizemos a Campanha da Fraternidade, com o oportuno tema: “Vida, dom e compromisso”; usemos também os roteiros de preparação para a Páscoa e, em seguida, os “Encontros dos Grupos de Jesus” da diocese, que valorizam especialmente a Bíblia e a Leitura Orante da mesma. Igualmente, aproveitemos este momento de pandemia para estreitar nossos laços de convivência, de reflexão e oração, mais pelo uso sadio dos modernos meios de comunicação do que por encontros físicos.
  6. Os serviços rotineiros da diocese e das paróquias continuam em forma de emergência, tomando todos os cuidados de prevenção. Neste tempo da quaresma, prosseguimos com o atendimento das confissões, lembrando as orientações dos órgãos de saúde, como a distância nos locais de convívio e uso de películas protetoras.

Estas orientações indicam o caminho a seguir em toda nossa diocese, com a devida prudência e sabedoria, podendo ser alteradas no caso de cessar a pandemia ou em situação de maior gravidade. Elas não pretendem assustar os fiéis, mas tentamos assumir a parte de responsabilidade que nos cabe. Contamos também com a compreensão e a colaboração de todos para que evitemos uma generalização epidêmica, de consequências imprevisíveis, sobretudo para os pobres e idosos. Rezemos pelos profissionais de saúde, pelos que prestam os serviços básicos do dia-a-dia, pelos que sofrem e pelos doentes. Nesta situação de pandemia, façamos os sacrifícios necessários, sempre por amor à vida, precioso dom e compromisso que Deus nos deu, assim como a nossos irmãos e irmãs.

Por intercessão de São João Batista, o Senhor vos abençoe e vos guarde.
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul

Venham a mim!

Estamos passando por um período de muita ansiedade e preocupação. Devido ao coronavírus – Covid 19, mais uma vez percebemos o quanto somos fracos e limitados. É extremamente necessário que haja prevenção e por isso é solicitado o isolamento social: seja em casa sozinho/a (se mora sozinho/a) ou com familiares. Diante desse cenário, tem-se a oportunidade de buscarmos um relacionamento mais próximo com Deus, seja sozinho/a ou com os familiares. Buscar comunhão com Deus e com a família, e unidos ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ter a certeza de que não estamos sós. Diante de nossa fraqueza e limitação, é o próprio Jesus Cristo quem nos convida: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). Não sabemos ao certo o que acontecerá nos próximos dias, mas podemos ter a CERTEZA de que em meio às incertezas da vida, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estará ao nosso lado. Termino a mensagem, com o hino nº 620 – Meu tempo (Autoria da letra: Peter Strauch; Autoria da tradução: Soraya Heinrich Eberle), do Livro de Canto da IECLB. Hino que fala sobre aceitar o convite de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e confiar nele, sabendo que ele sempre estará ao nosso lado:
Tens meu tempo todo em tuas mãos. Calmo e seguro estou por confiar em ti. Dás nova vida, mudas minha história. Meu coração te dou: faze o firme em ti.

  1. Sofro as dores do mundo ao meu redor; sem coragem olho o amanhã. Mas me amas, não me deixas só; Pai, tu vens me consolar.
  2. Ódios, dores, mágoas e temor, me aprisionam e cativo estou. Deus eu clamo: livra-me do mal, guia cada passo meu!
  3. Certos dias passam sem razão, pouco tempo resta em minhas mãos. Horas, dias, meses vêm e vão, e pergunto: o que será de mim?

Que Deus nos abençoe e nos proteja! Amém!
Ministra Candidata Gilciene Wuthi Precílius

Avisos: Devido à orientação da IECLB e ao isolamento social solicitado por autoridades civis, informamos que as atividades nas comunidades continuam SUSPENSAS por tempo indeterminado. Informamos também que, caso haja necessidade, todos/as Ministros e Ministras estão à disposição através de ligações telefônicas ou redes sociais. Também temos algumas opções de cultos ou meditações online para se fazer em casa:

Portal Luteranos – luteranos.com.br;
Cultos online da Comunidade Santa Cruz – Centro;
Vídeos no Facebook da Comunidade Bom Pastor.