Missas sem povo: desde sexta-feira, 20 de março, as missas e celebrações que acontecem nas paróquias são celebrações sem público. O motivo é a prevenção contra o coronavirus Covid-19. Os governos, em nível estadual e municipal, decretaram uma série de medidas que restringe as programações com grande número de pessoas. A CNBB orientou os bispos a que acatassem as orientações dos poderes locais e incentivassem celebrações sem público. Dom Aloísio Dilli, em comunicado à Diocese, orientou os padres e lideranças comunitárias a que se organizassem em acordo com o que os poderes locais propõem. Com isso, as paróquias adotaram a prática de missas sem público, sendo que várias delas estão sendo irradiadas ou transmitidas pelas redes sociais. Dom Aloísio também motivou o povo a que acompanhe as missas que são transmitidas pelas redes católicas e que reze a partir dos “Encontros e Celebrações” em preparação à Páscoa. Além disso, as pessoas podem acompanhar a missa diária do Papa Francisco na capela Santa Marta e que é disponibilizada pelo site do Vaticano. Junto com as missas, também foram suspensas as quermesses e várias outras celebrações, tais como casamentos, batizados e celebrações da Palavra nas comunidades.
Viagens e reuniões suspensas: os bispos do Rio Grande do Sul deveriam ter embarcado a Roma no dia 20 de março para a Visita ad Limina ao Papa Francisco. Por causa da pandemia do coronavírus, a visita foi adiada por tempo indeterminado. Igualmente foi adiada a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que estava agendada para os dias 22 de abril a 1º de maio. Todas as reuniões dos bispos e lideranças do Regional Sul/3 da CNBB foram suspensas ou transferidas. Com isso começaram a funcionar mais intensamente os telefones celulares e as redes sociais.
Padres junto ao povo: com a suspensão de várias reuniões e a realização de missas sem público, alguém poderia pensar que os padres podem viajar ou sair de férias. Dom Aloísio Dilli pediu a eles que permaneçam junto ao seu povo, animando-o como pastor e atendendo-o em suas necessidades. Em nenhum momento, o povo deve ter a sensação de que foi abandonado pelo “seu” padre. A comunicação costuma ser feita por telefone e os atendimentos com o uso de todas as precauções sugeridas.
Cúria só com plantão: seguindo as orientações das autoridades municipais de Santa Cruz do Sul, a Cúria Diocesana, o Secretariado de Pastoral e o Bispado de Santa Cruz do Sul passaram a funcionar somente com plantão. Qualquer necessidade que houver, favor telefonar para os telefones indicados no Guia Diocesano (Cúria: (51) 3711-3668 ou 9 9953-2578; Secretariado de Pastoral: 3711-2624 ou 99878-1885; Bispado: 3713-3733) ou pelo wattsap e email que, igualmente, consta no Guia Diocesano.
Revista Integração: Desde essa sexta-feira começou a circular a Revista Integração edição de abril. Devido à dificuldade de fazer com que ela chegue às pessoas por causa do Covid-19, a revista vai ser disponibilizada no site da Diocese a partir da próxima semana.
CORONAVIRUS: ORIENTAÇÃO PARA CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS E OUTRAS CONCENTRAÇÕES
Caros diocesanos. Considerando a situação de pandemia, provocada pelo coronavírus (Covid 19), houvemos por bem emitir algumas orientações para a diocese e paróquias:
- Evitem-se concentrações de fiéis no período de emergência, tanto para celebrações quanto para outros fins, transferindo eventos ou cancelando-os.
- Celebrações e encontros de aglomeração em igrejas, salões comunitários, salas, oratórios e outras dependências sejam canceladas durante a emergência. A CNBB propõe (14/03/20): “Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem, e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso”.
- Dentro do permitido, nossos templos continuam de portas abertas para a oração individual, tomando todas as precauções para evitar contágio nos diversos ambientes. Missas ou outras celebrações somente acontecerão em privado, de portas fechadas.
- As visitas dos Ministros (ordenados ou não) aos hospitais, casas geriátricas ou particulares, somente sejam realizadas em casos especiais e permitidos pelas autoridades de saúde, com todas as precauções. Diz o Papa Francisco (13/03/20): “O Espírito Santo dê aos pastores a capacidade e o discernimento pastoral a fim de que providenciem medidas que não deixem sozinho o santo povo fiel de Deus”.
- Incentivamos orações em casa, sobretudo ao redor da Palavra de Deus, tão ricamente distribuída no tempo da quaresma, que nos prepara para a Páscoa, passagem da morte para a vida. Recomendamos também aos fiéis o acompanhamento de missas, transmitidas pelas emissoras de rádio ou pelas TVs católicas e outros programas de cunho religioso, através das redes sociais; na quaresma, valorizemos a Campanha da Fraternidade, com o oportuno tema: “Vida, dom e compromisso”; usemos também os roteiros de preparação para a Páscoa e, em seguida, os “Encontros dos Grupos de Jesus” da diocese, que valorizam especialmente a Bíblia e a Leitura Orante da mesma. Igualmente, aproveitemos este momento de pandemia para estreitar nossos laços de convivência, de reflexão e oração, mais pelo uso sadio dos modernos meios de comunicação do que por encontros físicos.
- Os serviços rotineiros da diocese e das paróquias continuam em forma de emergência, tomando todos os cuidados de prevenção. Neste tempo da quaresma, prosseguimos com o atendimento das confissões, lembrando as orientações dos órgãos de saúde, como a distância nos locais de convívio e uso de películas protetoras.
Estas orientações indicam o caminho a seguir em toda nossa diocese, com a devida prudência e sabedoria, podendo ser alteradas no caso de cessar a pandemia ou em situação de maior gravidade. Elas não pretendem assustar os fiéis, mas tentamos assumir a parte de responsabilidade que nos cabe. Contamos também com a compreensão e a colaboração de todos para que evitemos uma generalização epidêmica, de consequências imprevisíveis, sobretudo para os pobres e idosos. Rezemos pelos profissionais de saúde, pelos que prestam os serviços básicos do dia-a-dia, pelos que sofrem e pelos doentes. Nesta situação de pandemia, façamos os sacrifícios necessários, sempre por amor à vida, precioso dom e compromisso que Deus nos deu, assim como a nossos irmãos e irmãs.
Por intercessão de São João Batista, o Senhor vos abençoe e vos guarde.
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul
Venham a mim!
Estamos passando por um período de muita ansiedade e preocupação. Devido ao coronavírus – Covid 19, mais uma vez percebemos o quanto somos fracos e limitados. É extremamente necessário que haja prevenção e por isso é solicitado o isolamento social: seja em casa sozinho/a (se mora sozinho/a) ou com familiares. Diante desse cenário, tem-se a oportunidade de buscarmos um relacionamento mais próximo com Deus, seja sozinho/a ou com os familiares. Buscar comunhão com Deus e com a família, e unidos ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ter a certeza de que não estamos sós. Diante de nossa fraqueza e limitação, é o próprio Jesus Cristo quem nos convida: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). Não sabemos ao certo o que acontecerá nos próximos dias, mas podemos ter a CERTEZA de que em meio às incertezas da vida, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estará ao nosso lado. Termino a mensagem, com o hino nº 620 – Meu tempo (Autoria da letra: Peter Strauch; Autoria da tradução: Soraya Heinrich Eberle), do Livro de Canto da IECLB. Hino que fala sobre aceitar o convite de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e confiar nele, sabendo que ele sempre estará ao nosso lado:
Tens meu tempo todo em tuas mãos. Calmo e seguro estou por confiar em ti. Dás nova vida, mudas minha história. Meu coração te dou: faze o firme em ti.
- Sofro as dores do mundo ao meu redor; sem coragem olho o amanhã. Mas me amas, não me deixas só; Pai, tu vens me consolar.
- Ódios, dores, mágoas e temor, me aprisionam e cativo estou. Deus eu clamo: livra-me do mal, guia cada passo meu!
- Certos dias passam sem razão, pouco tempo resta em minhas mãos. Horas, dias, meses vêm e vão, e pergunto: o que será de mim?
Que Deus nos abençoe e nos proteja! Amém!
Ministra Candidata Gilciene Wuthi Precílius
Avisos: Devido à orientação da IECLB e ao isolamento social solicitado por autoridades civis, informamos que as atividades nas comunidades continuam SUSPENSAS por tempo indeterminado. Informamos também que, caso haja necessidade, todos/as Ministros e Ministras estão à disposição através de ligações telefônicas ou redes sociais. Também temos algumas opções de cultos ou meditações online para se fazer em casa:
Portal Luteranos – luteranos.com.br;
Cultos online da Comunidade Santa Cruz – Centro;
Vídeos no Facebook da Comunidade Bom Pastor.